Quem tem restituição do imposto de renda pessoa física de 2022 a receber pode comemorar. A Receita Federal libera a consulta ao quarto lote nesta quarta-feira (24), a partir das 10 horas, incluindo valores residuais de anos anteriores.
- Como consultar a restituição do Imposto de Renda
- Perdeu o imposto de renda 2022? Veja como declarar e pagar multa
Ao todo, 4.462.564 contribuintes receberão R$ 6 bilhões, com R$ 265.909.045,61 pagos a quem tem com prioridade legal: 7.855 acima de 80 anos de idade; 60.575 entre 60 e 79 anos; 5.514 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante do lote será destinado a 4.362.766 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 29 de maio deste ano.
Vale lembrar que nem todo mundo que vai receber o quarto lote da restituição do imposto de renda pode aparecer na primeira consulta, a partir das 10h, então, se o seu nome ainda não estiver na lista, há esperança de que ele seja incluído nas próximas horas ou dias. O pagamento está previsto para a próxima terça-feira, 30 de agosto.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Qual é o ajuste da Selic no terceiro lote da restituição do imposto de renda
O novo aumento da Selic neste mês levou a taxa geral de juros para 13,75% ao ano. Isso levará a uma correção de 3,05% a partir no terceiro lote de restituição do imposto de renda 2022. O termo de início para aplicação da Selic na correção dos valores de restituição do IR é a data prevista para a entrega da declaração de rendimentos, nos termos do artigo 16 da Lei nº 9.250/95.
Para o IRPF 2022, considerando a prorrogação do prazo de entrega da declaração para 31 de maio, as restituições vêm sendo corrigidas desde junho e se estende à consulta do quinto lote, previsto para o dia 30 de setembro: em junho o ajuste foi de 1% e em julho foi de 2,02%.
Como consultar a restituição do imposto de renda?
Para saber se a restituição está disponível, é necessário acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Outra forma de checar a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF é o aplicativo para tablets e smartphones da Receita. Se você identificar alguma pendência na declaração 2022, poderá retificá-la no sistema e corrigir as informações que estiverem erradas ou incompletas.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores poderão ser resgatados por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, você poderá reagendar o crédito pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Trending no Canaltech:
- Bactéria rara e mortal é encontrada nos Estados Unidos e gera alerta nacional
- Chevrolet confirma chegada do novo Bolt ao Brasil em setembro
- Queer Eye: Brasil | Quando estreia a versão nacional do reality show?
- Qual é o sistema operacional mais usado do mundo?
- Quanto tempo leva para ganhar músculos ao se exercitar?
Fonte: Canaltech