Diversão

Picape RAM Classic é lançada no Brasil e mira donos de Hilux e Ranger

Picape RAM Classic é lançada no Brasil e mira donos de Hilux e Ranger - 1

A RAM anunciou o lançamento da RAM Classic, a geração passada da atual RAM 1500 que chega ao Brasil com um objetivo: tentar tomar clientes dos modelos topo de gama de picapes médias como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Para isso, a marca norte-americana conta com trunfos importantes em seu produto, como força e luxo.

Para situar melhor o leitor do Canaltech que talvez não seja muito afeito ao mercado de picapes, a RAM Classic é um modelo full size de picape, ou seja, maior do que as citadas acima e do mesmo tamanho que nomes como Ford F-150 e Chevrolet Silverado, ambas já confirmadas para o Brasil em suas novas gerações.

No entanto, a variante Classic da RAM é a geração anterior a atual 1500, então, tem um jeitão mais de picape raiz, com o mesmo luxo habitual da caminhonete que testamos, mas com menos equipamentos tecnológicos. Isso, claro, deve influenciar no seu preço e torná-la competitiva para abocanhar uma parte dos clientes que buscam as versões mais caras de Hilux e as demais.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Picape RAM Classic é lançada no Brasil e mira donos de Hilux e Ranger - 2
Porte maior e potência podem conquistar clientes de picapes médias (Imagem: Divulgação/ Stellantis)

RAM Classic: Motor V8 e muito estilo

Assim como a RAM 1500, a RAM Classic é equipada com o motor mais potente entre as picapes brasileiras, o conhecido HEMI 5.7 V8 de 400cv e 56,7 kgf/m de torque, suficiente para torná-la uma das mais rápidas do mercado nacional. Sua capacidade de reboque revelada, por exemplo, é de 3.534kgs, menor apenas do que sua irmã de linha, a RAM 3500, também já experimentada pelo Canaltech.

Picape RAM Classic é lançada no Brasil e mira donos de Hilux e Ranger - 3
RAM Classic tem o interior bem luxuoso para uma picape (Imagem: Divulgação/ Stellantis)

Para ajudar no trabalho e também nas viagens, o câmbio é sempre o automático de oito marchas, que pode funcionar com a tração 4×4 normal, 4×2 ou 4×4 reduzida. A picape possui também o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga. E por falar em carga, o espaço da caçamba da RAM Classic é de 1.424 litros, mas não foram informados os dados de capacidade de peso.

Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low, como já citamos. O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos. Já a relação do diferencial é de 3.92 e a RAM Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante.

Picape RAM Classic é lançada no Brasil e mira donos de Hilux e Ranger - 4
Caçamba de mais de 1 mil litros deve ser um diferencial da RAM Classic no mercado (Imagem: Divulgação/ Stellantis)

No interior, a picape também faz bonito, e conta com o conhecido acabamento premium da marca, além de uma vasta lista de equipamentos de série em segurança e conforto:

  • ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras;
  • bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio);
  • aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros;
  • bancos traseiros laterais com aquecimento;
  • câmera de ré com linhas ativas;
  • sensores traseiros de estacionamento;
  • central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4 polegadas;
  • GPS nativo;
  • conexão com Android Auto e Apple CarPlay;
  • chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota
  • quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7 polegadas;
  • controle de velocidade de cruzeiro;
  • pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância;
  • sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência;
  • volante de couro com aquecimento
  • seis airbags;
  • controles de estabilidade e tração
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic
RAM Classic

RAM Classic: Preços e versões

Importada do México, a RAM Classic já pode ser reservada nas concessionárias da RAM em todo o Brasil em duas versões: Laramie e Laramie Night Edition, com entregas previstas para setembro. Os preços ainda serão revelados.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech