No fim de semana, o Twitter anunciou que a autenticação em duas etapas feita por SMS será exclusiva para assinantes do Twitter Blue. A mudança causou tumulto nas redes sociais, com vários usuários insatisfeitos com a necessidade de pagar para poder utilizar o mecanismo de segurança.
- É seguro usar SMS para fazer autenticação de dois fatores?
- Como ativar a autenticação em duas etapas nas redes sociais
Em comunicado enviado aos usuários com a autenticação em duas etapas habilitada por mensagem de texto, o Twitter informou sobre a exclusividade da solução. Os usuários devem remover a ferramenta até 19 de março de 2023 para evitar perder acesso ao Twitter.
Que piada sem graça virou essa plataforma em ahehshehs
Autenticação em duas etapas somente se TU PAGAR e caso eu não tire eu posso perder acesso a conta 🫥 pic.twitter.com/AAiW0WWgb6
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–— Dan (@Danielsmarconn) February 18, 2023
Ainda que o mecanismo de autenticação por SMS seja uma solução de segurança essencial, ela não é a mais apropriada. A autenticação de dois fatores com chave de segurança ou app de autenticação (Google Authenticator e Microsoft Authenticator, por exemplo) são mais eficientes e felizmente seguem gratuitas para todos.
Twitter paga caro por SMS
De acordo com o dono do Twitter, Elon Musk, a mudança acontece para evitar os encargos com o disparo de SMS. “O Twitter está sendo enganado por empresas de telefonia por US$ 60 milhões por ano de falsas mensagens SMS para autenticação de dois fatores”, disse ele num tuíte.
Twitter is getting scammed by phone companies for $60M/year of fake 2FA SMS messages
— Elon Musk (@elonmusk) February 18, 2023
Melhor solução, mas péssima execução
Retirar a gratuidade da autenticação de dois fatores no Twitter é uma alternativa interessante para enxugar ainda mais os gastos da plataforma, mas o alvoroço dos usuários acerca da novidade é justificada: quando mudanças desse nível são implementadas, geralmente as empresas tendem a incentivar a adoção de mecanismos melhores e gratuitos antes de dar o aviso final e ameaçá-los da perda da própria conta.

Num processo normal, em que a experiência do usuário é colocada como prioridade, o Twitter passaria meses incentivando a adoção de chave de autenticação ou app de autenticação para proteção, dispararia notificações acerca da novidade e, só depois, avisaria que a verificação por SMS seria exclusiva para pagantes.

Outra falha importante que afetou especialmente o público brasileiro foi um aparente erro de tradução no comunicado. No trecho “Você ainda pode remover os métodos de chave de segurança e o aplicativo de autenticação”, a palavra “remover” parece ter sido um erro, uma vez que as alternativas de verificação seguem ativas e gratuitas. Para o leitor, porém, a interpretação mais provável é de que nenhuma autenticação de dois fatores estaria disponível — o que, ao menos por enquanto, não é verdade.
Trending no Canaltech:
- Titanic | Como está o elenco do filme hoje em dia?
- Samsung Brasil lança programa de troca de TVs com descontos
- Funcionários não sabiam que trabalhavam em escritório cibercriminoso
- Bactérias do intestino podem influenciar na depressão, aponta estudo
- Musculação ajuda a controlar pressão alta, mas há um porém
- iPhone 15 Pro pode ser mais arredondado que iPhone 14 Pro
Fonte: Canaltech