Ciência & Tecnologia

Pesquisa & inovação : Cheia de rios no Amazonas atinge 133 mil famílias

Publicidade



.

Cerca de 535 mil pessoas foram afetadas pela cheia de rios no estado do Amazonas, segundo o último boletim divulgado pelo governo do estado. São mais de 133 mil famílias atingidas. 40 municípios estão em estado de emergência e outros 18 estão em estado de alerta.

O Serviço Geológico do Brasil destacou que as chuvas dos últimos dias na capital e em outras cidades da área impactaram diretamente na elevação do nível dos rios e seus afluentes, que continuam subindo nesta segunda semana de julho;  entre eles, o Rio Negro, em Manaus; o Rio Amazonas, que banha várias cidades, sendo uma delas, Itacoatiara, e o Rio Solimões, em Manacapuru e outros municípios. Manaus, Itacoatiara e Manacapuru, inclusive, registraram nível dos rios acima dos 29 metros nos últimos dias. 

O ensino também já foi afetado em algumas localidades do interior amazonense. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, até o momento, 444 alunos foram impactados pela cheia dos rios em quatro municípios: Anamã, Itacoatiara, Novo Aripuanã e Uarini. Os alunos seguem com o calendário do “Aula em Casa”,  criado durante a pandemia de covid-19 e que continua sendo adotado em casos de inundação. 

Ainda segundo o governo do Amazonas nesse período a Operação Cheias, iniciada em 16 de abril passado, já distribuiu 580 toneladas de cestas básicas, 2.450 caixas d’água de 500 litros, 57 mil copos de água potável, 10 kits purificadores do programa Água Boa e uma Estação de Tratamento Móvel. Também foram enviados 72 kits de medicamentos para abastecer as unidades de saúde, além de cilindro de oxigênio. 


Madson Euler – repórter da Rádio Nacional , .

Fonte: Agencia brasil EBC..

Mon, 07 Jul 2025 12:58:00 -0300