Campeonato Brasileiro

Expectativa! CBF anunciará novo calendário do futebol brasileiro nesta semana

Publicidade



90min pt-BR Feed.

O calendário do futebol brasileiro 2026 será revelado pela CBF nesta quarta-feira, 1º de outubro. Com promessas de mudanças, o anúncio será feito a partir das 10h (de Brasília), na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Em reunião realizada em agosto, o presidente Samir Xaud havia dito que o novo calendário seria divulgado no prazo de 50 dias.

Com alterações já no Brasileirão e na Copa do Brasil dessa edição – devido à realização da Copa Intercontinental no Catar no final do ano –, a próxima temporada do futebol nacional deve promover mudanças que visem amenizar o cronograma do futebol nacional. Confira!

Entre as possíveis mudanças no calendário do futebol brasileiro, os Estaduais possivelmente serão os torneios que mais serão modificados: redução de 15 ou 16 datas para 11. A Copa do Brasil, por seu turno, pode passar a ter jogo único até as semifinais, com a final sendo decidida nas tradicionais ida e volta. Apesar disso, a decisão em jogo único ainda pode acontecer no anúncio desta quarta-feira, 1º.

Bruno Henrique

O Flamengo é o atual campeã da Copa do Brasil / Eurasia Sport Images/GettyImages

Outra competição que deve receber mudanças é a Copa do Nordeste, que pode passar a ter 20 clubes divididos em quatro chaves. Além disso, a Série D deve passar por ampliação no número de equipes: de 64 para 96, contemplando times que ficam sem calendário na temporada.

A disputa da Copa do Mundo ainda aponta para outra mudança no novo calendário: paralisação entre os dias 11 de junho e 19 de julho, datas de realização do Mundial no novo formato. Em 2027, a Copa do Mundo Feminina, que terá sede no Brasil, também deve contar com paralisação nos campeonatos nacionais. Veja:

Competição

Possíveis mudanças

Estaduais

diminuição de 16 para 11 datas

Copa do Brasil

mata matas em jogo único

Copa do Nordeste

mudança de formato

Copa Verde

mudança de formato e mais clubes

Série D

ampliação de 64 para 96 clubes

A criação de uma nova série, que seria chamada de Série E, está praticamente descartada. Desejo de alguns clubes, a criação da quinta divisão não deve ser uma das novidades anunciadas por Samir Xaud no evento na sede da CBF. Segundo o presidente da entidade, a criação de uma nova série nacional não é prioridade nem pauta no momento. Por ora, apenas a quarta divisão deverá ser ampliada.

Mais notícias do Futebol Brasileiro em:

Wéverton Rodrigues , 90min pt-BR Feed.

Fonte: 90 minutos..

Mon, 29 Sep 2025 20:48:23 +0000