.
O Dia das Crianças surgiu há 101 anos. Atualmente a data é sinônimo de brinquedos e de diversão.
A preocupação com as crianças brasileiras começou no início do século 20, quando não havia ainda direitos da infância. A ideia original do Dia da Criança surgiu no 1º Congresso Brasileiro de Proteção à Infância, em 1922. Dois anos depois, em um 12 de outubro, a data foi criada oficialmente por um decreto presidencial. O nome era Festa da Criança.
O cuidado com a infância passou a ser visto como um dos requisitos para o Brasil sair do atraso e entrar na modernidade. Foi nessa época que começou a divulgação de cuidados básicos de higiene e alimentação adequada que contribuíram para a queda da mortalidade infantil.
O cuidado com as crianças também teve o objetivo de manter as camadas mais pobres longe da criminalidade. E garantir a formação de mão de obra na indústria e na agricultura.
Nos primeiros anos, as celebrações do Dia da Criança incluíam concursos de beleza, desfiles, passeios, doação de roupas e brinquedos às crianças pobres. A partir dos anos 1960, o Dia da Criança passou a ser associado a presentes.
Para historiadores, os esforços de bem-estar infantil do início do século 20 foram importantes na luta do Brasil para fazer cumprir a Constituição de 1988, e outros direitos como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990.
Renato Ribeiro – repórter da Rádio Nacional , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Sun, 12 Oct 2025 15:16:00 -0300