Campeonato Brasileiro

Clubes nordestinos tentam, via CBF, o reconhecimento de títulos brasileiros

Publicidade



90min pt-BR Feed.

Há alguns anos, a Confederação Brasileira de Futebol unificou conquistas nacionais do passado de alguns clubes, passando a considerá-las como títulos brasileiros. Pois, agora, três times solicitaram o reconhecimento de taças obtidas nos anos de 1968, 1969 e 1970. Estamos falando de Ceará, Fortaleza e Sport. Abaixo, com base em informações do GE, o 90min explica exatamente qual o pleito destas agremiações.

Com apoio das federações Cearense e Pernambucana, os clubes já protocolaram, junto à CBF, um pedido para que os Torneios Norte-Nordeste dos anos referidos acima sejam equiparados ao Torneio Rioberto Gomes Pedrosa, do mesmo período e que, em 2010, ganhou o status de Campeonato Brasileiro para fins de reconhecimento de campeões.

Sport Recife v Bahia - Brasileirao 2025

Sport é um dos clubes a assinar o pleito / Sports Press Photo/GettyImages

Sport, Fortaleza e Sport defendem que se trata de uma “pauta comum em defesa do futebol do Nordeste e do reconhecimento nacional das conquistas”. Segundo eles, a competição em questão integraria o projeto de nacionalização do futebol brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

“Num gesto de união e resgate histórico, as entidades signatárias reforçam que o pleito não busca criar privilégios, mas apenas corrigir uma injustiça esportiva, com base no mesmo princípio que levou a CBF, em 2010, a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro.”

– Documento oficial

Organizado pela antiga CBD, entidade precursora da CBF, o Torneio Norte-Nordeste teve três edições. Em 1968 e 1969, foi disputado pelos campeões de cada região, com Sport e Ceará, nesta ordem, ficando com a taça em cima do Remo. Em 1970, a fase final envolveu quatro clubes, com o Fortaleza ganhando o quadrangular e erguendo o troféu.

Um ano antes, indo também até 1970, foi realizado o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, com os campeões (Palmeiras, duas vezes, Santos e Fluminense), há 15 anos, passando a contabilizar as conquistas como títulos brasileiros.

Leia mais sobre o futebol brasileiro:

Fabio Utz , 90min pt-BR Feed.

Fonte: 90 minutos..

Tue, 21 Oct 2025 20:37:34 +0000