.
A passagem de um tornado, na tarde desta sexta-feira (7), no centro-sul do Paraná, deixou seis mortos e mais de 400 feridos, sendo nove em estado grave. A cidade mais atingida foi Rio Bonito do Iguaçu, com 10 mil pessoas impactadas.

O governo do Paraná informou que cerca de 90% do município foi afetado por destelhamentos, muitos totais. Segundo a Defesa Civil, inúmeros colapsos estruturais de edificações foram registrados na região, a malha viária foi comprometida e a rede elétrica danificada. Duas pessoas seguem desaparecidas, 28 desabrigadas até o momento e há mil desalojados.
Velocidade dos ventos
O tornado foi classificado de forma preliminar com o índice F2 dentro da escala Fujita, o que equivale a ventos entre 180 e 250 km/h.
No entanto, segundo a defesa civil do Paraná, existem indícios de que, em alguns pontos de Rio Bonito, os ventos teriam passado dos 250 km/h.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, esteve em Rio Bonito do Iguaçu neste sábado com outras autoridades estaduais e anunciou uma força-tarefa para ajudar as famílias atingidas a se reerguerem.
Provas suspensas
Ele declarou estado de calamidade pública no município. As provas do Enem, que acontecem neste domingo, foram suspensas em Rio Bonito do Iguaçu.
Em uma rede social, o presidente Lula prestou condolências às famílias que perderam parentes e amigos e solidariedade a todos os afetados pelo tornado. Disse ainda que uma equipe liderada pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, composta pelos Ministérios da Saúde e da Integração e Desenvolvimento Regional, está em deslocamento para a região.
Ajuda humanitária
Também estão a caminho técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução, além de profissionais da Força Nacional do SUS para prestar auxílio à população e às equipes do governo do Paraná.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Social, o Gade, Grupo de Apoio a Desastres, foi acionado neste sábado, com a mobilização de equipes para o Paraná.
O Corpo de Bombeiros do estado segue com operações de busca e salvamento nos locais afetados, em especial nas estruturas mais colapsadas.
A Policia Militar reforçou o policiamento e a Defesa Civil já enviou ajuda com cestas básicas, colchões e kits de higiene.
Priscila Thereso – repórter da Rádio Nacional , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Sat, 08 Nov 2025 11:05:00 -0300



