Comportamento

Iphan aprova tombamento da antiga sede do Dops no Rio

.

Vinte e quatro anos após o primeiro pedido, foi aprovado o tombamento da antiga sede do Dops, o Departamento de Ordem Pública  que durante o regime militar abrigou presos políticos e torturas.

A aprovação foi dada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que reconheceu, junto ao Ministério Público Federal e movimentos da sociedade civil, o valor arquitetônico e histórico social do prédio, inaugurado em 1910 no centro da capital fluminense. A expectativa desses grupos é tornar o local um memorial às vítimas da ditadura.

“Memória traumática”

Inicialmente sede da Polícia Federal, a construção contava com as mais modernas tecnologias de vigilância que permitiam a observação de prisioneiros em suas celas, além de isolamento acústico. As atividades sombrias contrastavam com os detalhes ornamentais, como molduras decoradas, vitrais, balaustradas e cúpula cilíndrica, que ainda hoje remetem à história arquitetônica brasileira.

Desde a transferência da capital para Brasília, em abril de 1960, a tutela do prédio foi cedida à Polícia Civil e chegou a abrigar o embrião do museu da instituição, que nunca se concretizou. O Dops é o primeiro bem reconhecido como lugar de memória traumática pelo Iphan. Segundo os relatores, a decisão do tombamento abre espaço para que outros locais sejam também incluídos nessa lista.

*Sob supervisão de Vitória Elizabeth.


João Barbosa – estagiário da Rádio Nacional* , .

Fonte: Agencia brasil EBC..

Fri, 28 Nov 2025 12:36:00 -0300