Comportamento

Viva Maria aborda decisão da Itália sobre punição para feminicidas

.

Saudações de coragem e resistência a todas as pessoas que heroicamente resistiram as chuvas e fortes tempestades que inundaram diversas regiões do nosso país ao longo deste novembro, que está com os dias contados!

Sem dúvida, trata-se de uma prova incontestável de que o alerta científico dos guardiões planetários antes, durante e depois da COP30, em Belém, não pode mais ser desconsiderado: de fato, estamos diante de uma emergência climática. E quem quiser ouvir a voz da natureza sobre o assunto, é só entrar em sintonia com a nossa programação no próximo domingo, das 9h às 10h da manhã, quando estaremos ouvindo o pesquisador sênior do IPAM, Paulo Moutinho, inclusive sobre a decisão do Congresso Nacional, que ainda ontem derrubou os vetos presidenciais ao novo marco do licenciamento ambiental — numa vitória considerada expressiva para a bancada ruralista.

Apesar da derrota, o governo conseguiu preservar os vetos mais sensíveis: os trechos sobre a Licença Ambiental Especial ficaram fora da análise do Congresso e seguem pendentes, retornando ao plenário pela Medida Provisória que caduca na próxima semana.

Ainda nesta edição, Mara Régia aborda a pauta sobre a comemoração enviesada do Parlamento italiano em torno do Dia Mundial dedicado à Eliminação da Violência contra as Mulheres. Foram 237 votos a favor e nenhum contra um artigo  que estabelece prisão perpétua para assassinatos motivados por questões de gênero. E Viva Maria faz questão de ouvir a opinião da advogada Rubia Abs da Cruz, coordenadora do Cladem Brasil  e mestra em direitos humanos. Confira a entrevista com a especialista! 


Mara Régia – apresentadora do Viva Maria , .

Fonte: Agencia brasil EBC..

Fri, 28 Nov 2025 08:00:00 -0300