Champions League

Mbappé e outros jogadores do Real Madrid saem em defesa de Vini Jr; veja declarações

Publicidade



90min pt-BR Feed.

Autor de um golaço que decidiu o placar final da partida contra o Benfica no Estádio da Luz, pelo jogo de ida dos playoffs da Champions League, Vinicius Júnior foi novamente alvo de insultos racistas em um grande palco do futebol europeu. O episódio, perpetrado pelo argentino Gianluca Prestianni – que alega ter sido mal-interpretado –, gerou revolta no brasileiro, no elenco do Real Madrid e em muitos membros da comunidade do esporte, com diversas personalidades do futebol se posicionando publicamente em apoio ao camisa 7 merengue.

“O número 25, que não quero dizer seu nome pois não merece, começou a dizer palavras que são inaceitáveis e logo depois colocou a camisa em seu rosto para que as câmeras não pudessem ver. Ele disse cinco vezes à Vini que “ele é um macaco”, eu escutei. Depois, eu, Vini e muitos jogadores do time perdemos o controle e não queríamos mais jogar, porque são coisas que não podemos aceitar. São coisas que não passam uma boa imagem para as crianças que nos assistem (…) Para mim, esse jogador não merece mais jogar a melhor competição, que é a Champions League.”

– Mbappé, em entrevista à Tati Mantovani

Além de Mbappé, Federico Valverde também veio a público para defender seu companheiro de equipe: “É uma pena que nenhuma câmera tenha gravado. Acho que se você cobre a boca para dizer algo, é porque está dizendo algo errado. É muito sério. Já aconteceu muitas vezes antes. Vai contra tudo o que estamos fazendo. Nós, como companheiros de equipe, vamos ajudá-lo e apoiá-lo”, disse.

Ex-jogadores históricos como Rio Ferdinand e Thierry Henry também se posicionaram de forma pública, denunciando os atos discriminatórios cometidos sistematicamente contra Vinicius Júnior na Espanha e em outros palcos do Velho Continente.

Vinicius Junior, Eduardo Camavinga, Gianluca Prestianni

Vini Jr. foi vítima de injúria racial contra o Benfica / Gualter Fatia/GettyImages

“Um inspetor de ética e disciplina da UEFA foi designado para investigar as acusações de comportamento discriminatório durante o jogo eliminatório da Liga dos Campeões da UEFA 2025/2026 entre o SL Benfica e o Real Madrid CF, em 17 de fevereiro de 2026. Mais informações sobre este assunto serão fornecidas oportunamente”, escreveu a Uefa.

Leia mais sobre a Champions League em:

Nathalia Almeida , 90min pt-BR Feed.

Fonte: 90 minutos..

Wed, 18 Feb 2026 12:35:56 +0000