Cultura

Oscar 2027: seis filmes são finalistas para representar o Brasil

Publicidade

Feed Editoria Radioagência Nacional.

 A Academia Brasileira de Cinema anunciou os seis filmes nacionais que seguirão na disputa para representar o Brasil no Oscar 2027, na categoria de melhor filme internacional.

Os seis filmes selecionados são: “100 Dias”, inspirado no livro do navegador Amyr Klink e dirigido por Carlos Saldanha; “A Fabulosa Máquina do Tempo”, documentário sobre um grupo de meninas do sertão do Piauí, dirigido por Eliza Capai; “A Natureza das Coisas Invisíveis”, outro universo de amizade e dilemas entre meninas, de Rafaela Camelo; “Feito Pipa”, de Allan Deberton, que ganhou Urso de Cristal e o Prêmio do Júri, no Festival de Berlim; “Nosso Segredo”, de Grace Passô, e vencedor do Festival de Gramado; e ainda, “Vicentina Pede Desculpas”, de Gabriel Martins, o mesmo criador de “Marte Um”.

Os seis títulos finalistas foram escolhidos por uma comissão, a partir de uma pré-lista com 15 produções, divulgada em agosto.

Essa é a primeira etapa do processo de escolha do representante brasileiro, ou seja, não há garantia de uma vaga automaticamente entre os indicados à estatueta.

A decisão final sobre qual longa-metragem será o representante oficial do Brasil será divulgada na quarta-feira da semana que vem, dia 16 de setembro.

Ano passado, o Brasil conquistou o primeiro Oscar na categoria de melhor filme internacional, com o longa “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. Este ano, “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, também foi indicado, mas quem levou foi o norueguês “Valor Sentimental”.


Gabriel Corrêa – repórter da Rádio Nacional , Feed Editoria Radioagência Nacional.

Fonte: Agencia brasil EBC..

Thu, 10 Sep 2026 08:24:00 -0300