Ciência & Tecnologia

Saiba como mudar a proteção de tela no Windows 7




O chamado modo de proteção de tela — também conhecido como screensaver — já foi um item de primeira necessidade na época em que os PCs com monitores de tubo (CRT) dominavam a terra. Porém, com a chegada das telas LCD, esse recurso caiu meio em desuso, tanto que o próprio Windows 7 vem com esse recurso desabilitado de fábrica.

Isso porque, a tecnologia LCD não sofre dos problemas de “sombras na tela” que ocorriam nos modelos de tubocausado pela permanência de qualquer imagem estática na tela por longíssimos períodos de tempo. Esse fato fazia com que a mesma ficasse praticamente “impressa” na parte interna da superfície da tela, onde fica uma camada de fósforo que, quando atingida por um feixe de elétrons fazia com que a mesma emitisse luz, gerando assim a imagem da tela. Assim, as sombras na tela são, na realidade, formadas pelo desgate irregular do tubo de imagem.

De fato, o modo de proteção de tela foi criado apenas para “exercitar” o tubo de imagem nas horas em que o computador ficasse desatendido por um certo período de tempo, simplesmente apagando a tela ou apresentando algum tipo de animação.

Moral da história: se você for usuário de um PC equipado com uma tela LCD, o uso do protetor de tela é meio que opcional, servindo mais hoje como uma distração, objeto de decoraçào ou até mesmo um meio simples de proteger o seu conteúdo da tela da curiosidade alheira. Entretanto, se você ainda utiliza um monitor de tubo é interessante saber ativar esse recurso que fica meio escondido da janela de “Personalizar”, que aparece na tela quando clicamos com o botão direito do mouse em alguma área livre da sua área de trabalho. Note a presença do ícone de proteção de tela no canto inferior direito da janela.

Feito isso, basta clicar para a abrir sua janela de opções e selecionar seu tema preferido, configurar algumas opções complementares (entre elas, o tempo de espera antes de ativar) e aplicar as alterações.

Simples não?

Continua após a publicidade..