Mais do que ferramentas essenciais no dia-a-dia, smartphones são objetos de desejo, e como tal tem alta demanda e valor em um “mercado negro” abastecido por criminosos no mundo todo. Isso acontece em parte porque é muito fácil para um bandido “formatar” um smartphone roubado, eliminando quaisquer vestígios de seu dono anterior para revendê-lo como um “usado”.
O problema
Todo smartphone Android tem um modo especial chamado Modo de Recuperação ou Recovery, que foi originalmente projetado para tornar possível restaurar ou reparar o sistema operacional caso uma falha impeça o funcionamento normal. Esse modo é acessado através de uma combinação especial de teclas durante a inicialização, que varia de acordo com o aparelho.
Uma das opções do modo de recuperação é comumente conhecida como Factory Reset, e restaura o smartphone às configurações de fábrica, removendo todos os dados, apps e configurações do usuário e deixando as coisas como estavam quando ele saiu da caixa. Embora projetada com usos legítimos em mente, esta opção é frequentemente usada por criminosos para limpar o dispositivo e todos os traços de seu dono anterior antes da revenda.
A solução
O Android Device Protection é um recurso implementado pela Google a partir do Android 5.1 como uma forma de impedir essa operação, o que irá impossibilitar a revenda do aparelho. Este recurso não ajuda a localizar um smartphone perdido ou roubado (para isso temos o Find My Quantum), mas a expectativa da Google é que ao dificultar a revenda, os bandidos não tenham um incentivo para cometer os roubos, já que a “recompensa” pelo crime deixa de existir.
Nem todo aparelho com Android 5.1 tem acesso a este recurso. Ele só está disponível em aparelhos que vem com esta versão do sistema “de fábrica”, e caso tenha sido habilitado pelo fabricante. O Quantum GO preenche todos os requisitos e traz o Android Device Protection, que chamamos de Anti-Theft (Anti-Furto).
Ativando o Android Device Protection
O primeiro passo para ativar o Android Device Protection é cadastrar uma conta Google no aparelho, o que muito provavelmente você já fez, já que é um dos passos da configuração inicial. Para verificar quais contas Google estão cadastradas no smartphone, vá em Configurar / Contas e clique em Google.
É muito importante não esquecer a senha desta conta. Em primeiro lugar, porque ela é a chave para o acesso a todos os serviços da Google que você utiliza (como o GMail, Maps, Play Store, etc). Em segundo porque ela será necessária caso o Android Device Protection seja ativado e você precise desbloquear o acesso ao seu aparelho depois.
O segundo passo é definir um método de bloqueio de tela para controlar o acesso ao aparelho, não importa se é um PIN, padrão ou senha alfanumérica. Temos um artigo que explica o funcionamento, prós e contras de cada um deles. Novamente, não se esqueça da senha definida, ou você não conseguirá acessar seu smartphone.
Com uma conta Google configurada e uma tela de bloqueio definida, o Android Device Protection entra em ação automaticamente. Você não verá nenhuma notificação nem notará nada diferente no comportamento do aparelho, o recurso funciona em silêncio. A diferença aparece se o smartphone for formatado à força através do Modo de Recuperação. Nesse caso, durante a configuração inicial o aparelho irá mostrar a tela abaixo:
Para prosseguir é necessário informar o endereço de e-mail e senha de uma conta Google que estava previamente configurada no aparelho antes dele ser formatado. Sem isso, não será possível continuar a configuração, nem usar o aparelho. Basta informar o e-mail e senha para concluir a configuração e prosseguir com o uso normal.
Recuperando o aparelho após uma ativação acidental
E se você, dono de um Quantum GO, decidiu restaurá-lo à configuração de fábrica através do Modo de Recuperação, e esqueceu a senha da conta Google que estava configurada?
Nesse caso será necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico, no e-mail [email protected], ou nos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades) de segunda a sexta das 8hs às 20hs e sábados das 8hs às 14hs. De posse do aparelho e de uma cópia da Nota Fiscal comprovando que você é o proprietário legítimo, podemos recuperá-lo.
Entretanto o procedimento não é coberto pela garantia e será necessário enviar o smartphone para um de nossos postos de assistência técnica, ou via Correios para um de nossos centros de reparos, para que a operação seja feita. Ou seja, você ficará sem seu Quantum GO por alguns dias.
Como formatar seu Quantum GO com segurança
Se você julgar necessário redefinir seu Quantum GO para a configuração de fábrica, a forma correta de fazer isso evitando dores de cabeça é “por dentro” do sistema operacional.
Vá em Configurar / Fazer Backup e redefinir e toque na opção Configuração Original. A tela seguinte explica o que será apagado, e quais contas estão associadas ao aparelho. Clique em Redefinir Telefone, confirme seu padrão/senha de bloqueio e pronto. Após alguns minutos seu Quantum GO estará “novinho em folha”.