Mundo Tech

O que é cache? Saiba como apagá-lo no celular e no computador




O que é cache? Saiba como apagá-lo no celular e no computador - 1

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre cache – a pronúncia correta é “cash”, e não “cachê”. Um arquivo cache é fundamental para sites, peças de computadores e aplicativos.

E é fácil entender o que é cache como você pode administrar esses arquivos no seu PC e celular.

O que é cache?

O cache nada mais é do que um depósito de informações que fica armazenado em uma parte – ou compartimento – de um sistema operacional, seja de smartphones ou de computadores.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no WhatsApp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Entre os arquivos guardados, estão informações e fragmentos de sites visitados com frequência, por exemplo, fazendo com que o sistema acesse mais rapidamente esses dados.

Um navegador de internet, por exemplo, pode carregar páginas mais rápido com a ajuda do banco feito pelo cache. O mesmo acontece com um aplicativo, logins em redes sociais ou até mesmo com um jogo que você tenha salvado fases. Nós temos um vídeo aqui no Canaltech explicando um pouco mais sobre como funciona o cache de um aplicativo. Assista no player abaixo:

Posso apagar o cache?

O cache é uma memória temporária. Logo, este banco sempre será abastecido com novos dados, imagens, áudios e outros tipos de arquivos. Deletar o cache significa eliminar as informações existentes e abrir espaço para que novas sejam salvas.

Todo sistema conta com uma partição dedicada ao cache que nunca deixará de existir. Você pode, e deve, limpar periodicamente o cache do seu celular ou do seu computador para economizar armazenamento interno.

O excesso de cache também não é um bom sinal, visto que a tendência com o tempo é tornar a performance do sistema, de aplicações e navegadores mais lenta. Isso pode acontecer pela duplicidade de arquivos, por exemplo, que começam a embaralhar o processamento dessas informações.

Como apagar cache no Android

Celulares Android, computadores com Windows e Macbooks permitem que o usuário tenha acesso ao cache interno do sistema. Já o iOS(iPhone) não permite que os dados do cache sejam eliminados manualmente, pois o sistema já faz uma limpeza periódica automaticamente. Vamos ao passo a passo:

  • No Android, acesse as configurações do sistema e clique em “Aplicativos’’. Selecione “Armazenamento” e acesse a opção “Limpar cache”

Limpando o cache de aplicativos no Android

Como apagar cache no Windows

No Windows 7, 8 ou 10, abra o menu iniciar e digite “Limpeza de disco”. Abra o utilitário e faça o escaneamento da unidade onde os dados são salvos (provavelmente a unidade C). Ao fim, uma janela será aberta: selecione todas opções que irão aparecer em “arquivos a serem excluídos” e confirme clicando em “ok”.

O que é cache? Saiba como apagá-lo no celular e no computador - 3

Como apagar cache no MacOS

No MacOS, basta acessar a barra de configurações superior segurando a tecla “Option”, clicar em “Ir” e selecionar “Biblioteca”. Encontre a pasta cache e remova todos os arquivos e pastas que estiverem dentro dela. Lembre-se de não remover a pasta cache em si, pois ela é essencial para o funcionamento do sistema.

O que é cache? Saiba como apagá-lo no celular e no computador - 4

Lembre-se de limpar o cache do seu aparelho periodicamente para reduzir acúmulos.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..