Depois da Apple e do Google, agora é a vez de a Microsoft oferecer opções específicas de uso de apps nos controles parentais: agora é possível usar o controle parental para definir quanto tempo as crianças podem passar utilizando cada aplicativo em específico.
Até então, era possível definir os limites de tempo de tela para o Windows 10, Xbox One e Android aberto através do Microsoft Launcher, mas apenas a partir desta atualização será possível fazer essas definições especificamente para cada aplicativo – por exemplo, definir que os filhos possam usar a Netflix por até duas horas, mas limitar o uso do Facebook para trinta minutos por dia.
É importante frisar que os limites definidos através desta opção valem para todas as telas ao mesmo tempo, e não apenas para um dispositivo. Assim, se o tempo definido para a utilização do jogo Fortnite for de uma hora por dia, essa uma hora será contada independente de onde se estiver jogando. Assim, não vai adiantar jogar durante uma hora no PC e depois mudar pro Xbox achando que vai ganhar mais tempo.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–

Além disso, é possível configurar também valores diferentes para cada dia da semana, o que permite, por exemplo, aumentar o tempo de tela da criança navegando nas redes sociais ou em jogos nos finais de semana, mas diminuir esse tempo durante os dias de aula.
Essa ideia de customizar os limites de tempo de uso de cada app é uma nova tendência na pedagogia, que afirma que nem todo tempo que a criança passa em frente a uma tela de celular ou computador é improdutivo ou faz mal para a saúde. Assim, a ideia não seria exatamente proibir a criança de usar essas tecnologias, mas diminuir o tempo que ela passa em apps “Improdutivos” como Facebook e Instagram, e aumentar o tempo gasto em aplicativos e atividades educacionais que irão ajudá-la a se desenvolver.
Assim, esse tipo de ferramenta também permite recompensá-las ou castigá-las ao longo do dia, pois oferece aos pais ferramentas rápidas para aumentar ou diminuir o tempo de cada atividade. Por exemplo, caso seu filho tenha feito as lições de casa direitinho, é possível em poucos passos aumentar a quantidade de tempo de jogo apenas para aquele dia. Ao mesmo tempo, também é fácil cortar totalmente os tempos de jogo e de redes sociais caso a criança não esteja se comportando.
Trending no Canaltech:
- Promoção deixa assinaturas da PlayStation Plus mais baratas
- A gravidade é a mesma em toda a Terra? E por que isso é importante?
- O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (08/10/2019)
- Casbaneiro: trojan bancário rouba criptomoedas e já atua no Brasil
- Instagram está testando modo escuro no app para Android
Fonte: Canaltech