O Facebook deve lançar até esta sexta-feira, dia 25 de outubro, uma aba dedicada ao conteúdo jornalístico mundial. Chamada de News Tab, a nova seção deve diferenciar o material postado por agências de notícia e canais de imprensa dos posts de perfis pessoais. A informação vem de fontes não nomeadas que foram ouvidas pelo jornal americano The Washington Post.
A ideia de oferecer conteúdo noticioso dentro dos feeds da rede social não é novidade: em agosto deste ano, representantes do Facebook abordaram empresas do ramo, como ABC News, Dow Jones, a agência de notícias Bloomberg, além do próprio Washington Post, oferecendo até US$ 3 milhões (cerca de R$ 12,1 milhões) para licenciar conteúdo desses veículos para uma área dedicada que seria criada. Caso isso se confirme, a medida coloca o Facebook em competição direta com o Google e a Apple, que já contam com plataformas similares de agregadores de notícias.
Embora a empresa não confirme o boato diretamente, há indícios de que um anúncio dessa linha está por vir: o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse em depoimento à Comissão de Serviços Financeiros dos EUA que “um anúncio grande” está em vias de ser feito: “Ao final desta semana, nós temos um grande anúncio chegando, sobre lançar uma grande iniciativa relacionada a notícias e jornalismo, onde estamos firmando parcerias com muita gente para construir um novo produto que dá apoio ao jornalismo de alta qualidade”, disse o CEO quando questionado sobre a responsabilidade do Facebook na literatura de mídia.
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“Eu acho que há uma oportunidade dentro do Facebook e nossos serviços para construir uma área dedicada — uma aba dentro dos apps, por exemplo —, onde as pessoas que quiserem ver notícias de alta qualidade e curadoria, e não apenas conteúdo social, mas vindo de publishers de alta qualidade, poderiam ir até essa aba e consumir esse conteúdo”, finalizou.
A ideia parece ir ao encontro dos esforços contínuos da empresa de ampliar a sua credibilidade e coibir a disseminação de informações falsas na plataforma: o Facebook constantemente é visto como um local onde as chamadas fake news proliferam. Segundo estudo do Pew Research Center, a rede, junto do Twitter e Instagram (que por sua vez, é propriedade do Facebook), tem cerca de 60% dos seus usuários dando preferência ao consumo de notícias por plataformas sociais. Tais usuários admitiram, todos, terem compartilhado informação falsa em algum momento.
Um porta-voz do Facebook confirmou à imprensa americana que Mark Zuckerberg terá, nesta sexta-feira, uma reunião com o atual CEO da NewsCorp, Robert Thompson, para “discutir o jornalismo na era digital”. A Newscorp é dona de veículos como a Fox (divisão de esportes) e jornais como The Sun e The Times.
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Fonte: Canaltech