Mundo Tech

The Crown | O que é verdade e o que foi aumentado na terceira temporada




The Crown | O que é verdade e o que foi aumentado na terceira temporada - 1

Mais uma temporada de The Crown chegou à Netflix, trazendo mais histórias sobre a Rainha Elizabeth II e sua família. Nestes novos episódios, a líder do trono britânico deixou de ser interpretada por Claire Foy para dar lugar à Olivia Colman, entre outros novos atores.

A série dá ao espectador uma aula sobre os momentos mais importantes dos últimos 67 anos da monarquia britânica, o tempo em que Elizabeth II está no poder como sucessora de seu pai, o Rei George VI. The Crown desperta a curiosidade de quem está assistindo de conhecer a vida pessoal da realeza, os escândalos políticos e momentos que ficaram marcados na história.

Leia também: Crítica | The Crown continua brilhante na 3ª temporada mesmo com troca de elenco


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Essa curiosidade é tanta que faz o espectador procurar essas informações no Google. Segundo dados da Wikimedia, por exemplo, o número de buscas por termos como “Peter Townsend”, “Elizabeth II” e Prince Philip” atingiu picos gigantescos na época de lançamento das duas primeiras temporadas.

Se você é uma dessas pessoas que ficam extremamente curiosas em relação aos acontecimentos de The Crown e agora está se perguntando o quanto da terceira temporada aconteceu de verdade ou não, fizemos esse trabalho para você! Confira abaixo quais acontecimentos retratados na temporada 3 de The Crown foram reais ou não.

Atenção: A partir daqui, você vai ver spoilers da terceira temporada de The Crown.

Princesa Margaret: a queridinha da América

Em seus momentos como a pessoa mais adorada dos Estados Unidos, vemos a Princesa Margaret, interpretada por Helena Bonham Carter, vivendo a vida que sempre quis nos Estados Unidos no episódio 2, chamado Margaretology. E isso realmente aconteceu, mas não foi bem assim.

A princesa visitou, de fato, o presidente Lyndon Johnson e a primeira-dama Lady Bird em 1965, ao lado do seu então marido Antony Charles Robert Armstrong-Jones, também conhecido como Lord Snowdon. No entanto, nada disso foi tão glamouroso como o que foi mostrado em The Crown.

Margaret foi bastante cutucada pela imprensa norte-americana. Segundo Craig Brown, biógrafo da Família Real, as interações da princesa com as celebridades do país não foram muito legais e que “depois de uma sucessão de bebidas, sua grosseria não tinha limites”.

The Crown | O que é verdade e o que foi aumentado na terceira temporada - 2
Visita de Margaret ao presidente na vida real (à esquerda) e na série (à direita). Montagem: The New York Times

E o affair de Margaret com Roddy Llewellyn?

A princesa foi sim flagrada com o plebeu Roddy enquanto ambos se divertiam em Mustique, uma ilha privada no Caribe. O relacionamento com o rapaz, como é mostrado na série, aconteceu quando o seu casamento já estava praticamente destruído, e o próprio marido de Margaret também viveu um affair, mas somente o da princesa virou um escândalo.

Na vida real, no funeral de Margaret, Elizabeth II agradeceu Roddy por ter provido à princesa os momentos de alegria que ela tanto precisava.

Príncipe Charles conheceu Camilla Shand graças ao polo?

The Crown | O que é verdade e o que foi aumentado na terceira temporada - 3
Charles e Camilla Shand em The Crown (Divulgação: Netflix)

Sim, o Príncipe Charles, na época com 22 anos, conheceu Camilla Shand, que se tornaria a futura Duquesa de Cornwall, em uma partida de polo em 1970. Aos 24 anos, ela estava em um relacionamento tumultuado com Andrew Parker Bowles, fazendo com que a relação entre Camilla e o príncipe não evoluísse.

Os dois, no entanto, voltaram a se relacionar após o divórcio entre Charles e a Princesa Diana, se casando em 2005. O casal segue junto até hoje.

E Charles foi enviado à marinha para que o relacionamento não desse certo?

O Príncipe Charles foi sim enviado à marinha, ficando distante da amada Camilla Shand. Na série, vemos que mandar o rapaz para longe teria sido uma armação da família, mas ao contrário do que a trama mostra, não há evidências de que Elizabeth teria feito parte dessa conspiração.

Como Charles ficou longe, Camilla acabou casando com Andrew. Pelo menos já sabemos que a história teve um final feliz para os dois.

O desastre de Aberfan e o sentimento de Elizabeth

The Crown | O que é verdade e o que foi aumentado na terceira temporada - 4
Um dos raros momentos de emoção da Rainha Elizabeth II retratados em The Crown (Divulgação: Netflix)

O terceiro episódio de The Crown é todo dedicado ao desastre de Aberfan, que aconteceu em outubro de 1966. No incidente, um monte de carvão desabou da montanha devido a uma forte chuva, atingindo uma pequena vila no País de Gales. Mais de 144 pessoas morreram, 116 delas crianças alunas da escola Pantglas Junior School.

A Rainha Elizabeth foi criticada pela sua demora em visitar o local e trazer algum conforto para a família das vítimas, e isso realmente aconteceu. Inicialmente, quem visitou a cidade foi o Príncipe Philip, com Elizabeth dizendo que se ela fosse até lá, seria uma distração nas operações de resgate.

Vemos na série, então, a rainha lutando contra suas emoções, quando finalmente ela decide fazer a visita.

A Rainha Elizabeth permitiu que um infiltrado continuasse trabalhando no Palácio de Buckingham?

Com a chegada de um novo Primeiro Ministro, Harold Wilson, líder do Partido dos Trabalhadores, rumores chegaram à Rainha Elizabeth de que ele era um espião para os soviéticos. Tanto no programa, quanto na realidade, esses boatos nunca chegaram a ser confirmados.

No entanto, havia sim um espião dentro do Palácio de Buckingham: o historiador Anthony Blunt, curador de arte do palácio. Mesmo depois de revelada a traição, Elizabeth permitiu que ele continuasse trabalhando.

Princesa Alice, mãe do Príncipe Philip, morou no Palácio de Buckingham?

Sim, a Princesa Alice viveu no Palácio de Buckingham, como mostra a série, em 1967. Porém, a sua estadia por lá foi um pouco diferente do que é retratado na trama. Ela ficou em um quarto no primeiro andar bastante espaçoso e não em um local pequeno em um anexo do palácio.

Vemos também em The Crown que Alice e o Príncipe Philip tinham uma relação conturbada e ele não queria a mãe por lá. No entanto, na vida real, o filho queria ter ela por perto, e isso só foi possível após um convite oficial de Elizabeth.

E o documentário sobre a realeza, aconteceu?

Um acontecimento bem importante da temporada é quando a Família Real recebe a equipe da BBC por dias para a filmagem de um documentário. A ideia veio do Príncipe Philip, com o objetivo de melhorar a imagem da realeza britânica. Infelizmente, a repercussão foi praticamente levando tudo como uma piada, assim como The Crown mostra. Basicamente um Keeping Up With The Kardashians da Europa.

A reprodução do documentário aconteceu apenas uma vez no ano de 1969, e só passou de novo em 1977. Foram 36 milhões de espectadores na primeira vez, que conferiram imagens capturadas ao longo de 18 meses. O documentário não está disponível online, mas alguns trechos podem ser conferidos no YouTube, além de imagens.

O documentário está banido de ser transmitido, sendo liberado apenas para historiadores, com permissão do Palácio de Buckingham e com muita burocracia.

A Rainha Elizabeth foi visitar Winston Churchill antes de sua morte?

Em The Crown, quando Elizabeth ficou sabendo que Winston Churchill, que havia sido o seu primeiro-ministro, estava em seus dias finais, a rainha aparece para visitá-lo e dizer adeus, dando um beijo em sua cabeça.

Na verdade, não há relatos de que isso aconteceu, não passando então de uma boa licença dramática. Os produtores quiseram, na verdade, representar de alguma forma o agradecimento da rainha por toda a ajuda fornecida por Churchill em seus anos iniciais no cargo. Isso não significa, no entanto, que Elizabeth nunca tenha agradecido ao político por isso.

A rainha enviou uma carta à esposa de Churchill, Clementine, lamentando o acontecimento.

Príncipe Philip duvidou de sua fé?

No ano de 1969, O Príncipe Philip ficou fascinado com a viagem do Homem à Lua e, em meio a uma crise de meia-idade, ele começou a questionar seus propósitos de vida e a sua fé.

Em The Crown vemos que o príncipe questiona a igreja e só volta a focar em seus princípios cristãos após ter a oportunidade de conhecer os homens que foram à Lua (Neil Amstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin) e perceber que eles também são meros seres humanos. O que ele esperava era a revelação de algum segredo existencial e o que conseguiu foi apenas frustrações. No fim, a fé de Philip foi restaurada em outro contexto, antes mesmo de acontecer o pouso na Lua.

Todas as três temporadas de The Crown estão disponíveis na Netflix.

 

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..