Futebol

FIFA estipula datas e planeja formato do Super Mundial de Clubes em 2021

Publicidade



FIFA estipula datas e planeja formato do Super Mundial de Clubes em 2021 - 1

A mudança no estilo do ​Mundial de Clubes da FIFA gerou grandes surpresas para o torcedor, e dividiu opiniões sobre o novo formato da competição. Nesta quinta-feira, o Blog do Marcel Rizzo trouxe algumas informações em primeiro mão sobre as datas em que a entidade máxima do futebol pretende realizar a competição, e o formato do torneio. Confira.

​​Segundo as informações citadas na publicação feita pelo Marcelo, se nada mudar daqui em diante, o​ Mundial de 2021 será disputado por 24 equipes em um espaço de três semanas, entre os dias 17 de junho e 4 de julho. O que chama a atenção nestas datas, é o fato de coincidir com os jogos dos calendário do futebol brasileiro, o que daria algumas dores de cabeça para a CBF resolver a questão. 

Além disso, o mais provável é que as 24 equipes se dividam em oito grupos com três times cada, no qual as equipes jogariam entre si e o primeiro colocado de cada grupo avançaria para as quartas de final, realizando jogos eliminatórios até a grande final da competição. Sendo assim, diferentemente do que é no formato atual do Mundial, onde normalmente o campeão precisa de apenas duas partidas para se sagrar vencedor do torneio, cada equipe jogará no mínimo duas partidas, e o campeão precisará fazer 5 jogos para levantar a taça. 

 

FBL-ESP-LIGA-REAL MADRID-REAL SOCIEDAD

No novo formato, a Europa terá oito vagas que a princípio serão os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa entre as temporadas 2017/2018 e 2020/2021, ou seja, Real Madrid, Liverpool, Chelsea e Atlético de Madrid já estariam classificados para a edição de 2021. 

A América do Sul por sua vez, terá seis vagas disponíveis, o que obriga a Conmebol a pensar maneiras para indicá-las. O Flamengo, campeão da Libertadores no ano de 2019 com certeza estará no Mundial, assim como o Independiente Del Valle, campeão da Sul-Americana. Duas outras vagas serão destinadas aos campeões das competições continentais de 2020, e as outras duas remanescentes ainda são uma incógnita

Para resolver o problema, a Conmebol pensou em criar uma nova competição, até para aumentar a receita, mas a CBF e a AFA Associação de Futebol da Argentina) se mostraram contrários a decisão por causa de seus calendário apertados. Com isso, surge a possibilidade de que os vices da Libertadores de 2019 e 2020 herdem tais vagas, ainda mais pelo fato de que o segundo colocado em 2019 foi o River Plate, que possuí grande força nos bastidores da confederação sul-americana. 

 

As outras dez vagas serão distribuídas entre os clubes africanos, asiáticos e os da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe), com três indicações para cada. O vencedor do confronto entre o indicado pela China, país-sede,terá uma vaga e o campeão da Oceania também. No entanto, a última quer uma classificação direta. 

 

 

O fato é que ainda muita coisa pode acontecer até o tão esperado Super Mundial, e enquanto nada estiver 100% decidido, muita água passará por baixo dessa ponte. As confederações presentes na competição buscarão o mais rápido possível resolver suas pendências para que a organização do campeonato seja a melhor possível.

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..