Futebol

Aula de futebol e de arquibancada: uma ode ao histórico 2019 do Fortaleza

Publicidade



Aula de futebol e de arquibancada: uma ode ao histórico 2019 do Fortaleza - 1

Coragem, paixão, superação. Essas três palavras resumem a trajetória do ​Fortaleza em 2019, possivelmente o ano mais especial da história do clube cearense. Chegando à Série A com status de clube recém-promovido e candidato ao tradicional ‘bate-volta’, o Tricolor de Aço não apenas se recusou a lutar contra o rebaixamento, como foi protagonista positivo e terminou o torneio com a melhor campanha de sua história: uma valiosa nona colocação, com 53 pontos, posto que lhe rendeu uma vaga à Copa Sul-Americana de 2020.

 

 

A temporada fantástica, marcada pelos títulos do Cearense, da Copa do Nordeste e pela bela campanha no Brasileirão, é a recompensa de um trabalho de bastidores muito bem feito. Hoje, o Fortaleza é modelo de gestão, administração e de compromisso às suas obrigações, isso sem abrir mão de suas raízes populares e de valorizar seu maior bem: seu torcedor.

E se o assunto é torcida, faltam palavras para resumir o espetáculo protagonizado pela massa leonina. Dona da segunda maior média de público do Brasileirão com 33 mil torcedores – atrás somente do Flamengo, que bateu os 55 mil de média -, a torcida do Fortaleza emplacou algumas das festas mais bonitas que pudemos acompanhar no futebol nacional em 2019. Entre presença, canto, mosaicos e festa de luzes, recebemos uma aula de arquibancada desta galera apaixonada, que se fez ouvir e que empurrou seu clube ao ano dos sonhos.

 

 

Dono de orçamento bem menor em comparação aos gigantes nacionais, soube equilibrar o jogo com bravura, organização e coragem, jogando ofensivamente e não temendo nenhum adversário. Essa fórmula perfeita de gestão responsável, elenco competitivo, comissão técnica engajada e torcida presente é a ‘utopia’ do futebol brasileiro, por ser praticamente inalcançável. O Fortaleza, no entanto, chegou lá e fez história.

 

Crédito da foto de cobertura: Camila Lima/SVM

Fonte: 90min