A Social Miner — empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados — divulgou um relatório da Black Friday 2019, com foco na performance dos e-commerces e no perfil do público da data. Segundo o estudo, o varejo digital faturou R$ 11,95 bilhões em novembro deste ano, o que representa um crescimento de 32,8% em relação ao mesmo período em 2018. Além disso, tendo em mente a variação no volume de vendas registradas no segundo semestre de 2019, novembro aparece no topo, com representatividade de 28,29%, sendo seguido por agosto, com 18,74%; setembro, com 18,19%; outubro, com 17,9%; e julho com 16,88%.
A própria Black Friday representou 20,69% das vendas realizadas em novembro, sendo que a representatividade média dos demais dias deste mês foi de 2,73%. A pesquisa revela ainda que, das regiões brasileiras, o Sudeste concentrou o maior tráfego nos e-commerces no último mês, representando 63,74% das visitas aos sites. Em seguida, aparecem as regiões Sul e Nordeste, com 16,08% e 12,26%, respectivamente, enquanto o Centro-Oeste, com 5,86%, e o Norte, com 2,06%, foram responsáveis pelos menores índices de tráfego.
Já o valor do frete saiu, em novembro de 2019, em média a R$ 17,90 para o consumidor, caindo 15,6% em relação ao mesmo período de 2018, enquanto o ticket médio subiu, com variação de 2,6%, de R$ 455,60 em novembro de 2018, para R$ 467,30 em 2019. Por fim, segundo dados da base da Octadesk — sistema inteligente para a gestão de atendimento e relacionamento com clientes — em novembro de 2018, 66,31% dos consumidores optaram por buscar atendimento junto às empresas através do telefone, mas em 2019 esse número caiu para 43,33%, enquanto outros canais como e-mail e chat ganharam representatividade, passando de 22,26% para 34,87% e de 11,41% para 21,79% de um ano para o outro, respectivamente.
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Fonte: Canaltech