O ex-astro teen Justin Bieber, que está sempre envolvido em controvérsias, lançou o seu último álbum, Changes, na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, e não demorou muito para que começassem a surgir pessoas reclamando do seu mais novo trabalho. O que aconteceu dessa vez, menos de 24 horas depois, foi uma acusação de o cantor ter roubado uma melodia em uma de suas canções, batizada de Running Over.
A acusação foi feita pelo artista indie Asher Monroe, afirmando que a melodia da música de Bieber era idência à que foi usada em sua faixa chamada Synergy, de 2019. No entanto, o trecho usado em ambas as músicas não pertence a Monroe, e sim a um banco de loops e samples pagos e gratuitos chamado Splice.com, onde está disponibilizado gratuitamente e foi criado pelo produtor Laxcity.

O site funciona como um marketplace de criadores de música, que podem oferecer samples (trechos musicais que “servem” em várias composições) livres de royalties, ajudando quem não quer se arriscar a brigar por direitos autorais e licenciamento. O conteúdo disponibilizado em pacotes é criado em parceria com grandes produtores, como a dupla por trás do hit Despacito, Andres e Mauricio. No ano passado, a empresa chegou à marca de mais de 60 milhões de samples ouvidos toda semana.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Se você ficou curioso em descobrir a semelhança entre as músicas, ouça abaixo, logo no início:
Monroe fez a denúncia em seu perfil no Twitter, dizendo “O que está acontecendo aqui?”, e logo foi respondido por Laxcity: “olha esse palhaço”. Em sequência, o produtor contou que criou a melodia e a salvou como um sample no Splice para que qualquer um pudesse usar. “Estou verdadeiramente honrado que a amostra chegou a uma faixa de Justin Bieber”, completou.
Look at this clown https://t.co/P6J2UTLc0x
— laxcity (@laxcitymusic) February 15, 2020
Trending no Canaltech:
- DESCONTÃO! Mi 9 Lite, Redmi Note 8 Pro e Note 8 a partir de R$ 909 em até 10x
- Coronavírus pode resistir por mais de sete dias fora do organismo
- Smartphone de marca desconhecida alcança o maior resultado do AnTuTu até hoje
- Internet está em seu nível mais perigoso desde 2016, afirma Microsoft
- Samsung Galaxy A71 já está à venda no Brasil. Veja os detalhes
Fonte: Canaltech