No Facebook, um membro da família de uma pessoa que faleceu pode pedir à rede social que transforme o perfil do ente querido em um memorial. Com isso, não é mais possível fazer login naquela conta, mesmo com usuário e senha corretos em mãos, e o tal perfil permanece visível, exatamente como estava até sua última publicação, apenas para sua rede de amigos. E parece que o recurso também chegará ao Instagram.
Ao menos é o que revela Jane Wong, famosa engenheira reversa de software que está sempre descobrindo novidades que, provavelmente, serão lançadas em breve nos mais diversos programas e aplicativos. Pelo Twitter, Wong disse: “o Instagram está trabalhando na memorização de contas”, brincando, na sequência, ao dizer “atenção: eu não estou morta de verdade, apenas por dentro” — já que, para mostrar sobre o que estava falando, publicou um print de seu perfil no Instagram marcado como “Remembering” (ou “relembrando”, em português), com o tal novo recurso ativado.
Instagram is working on account memorialization
disclaimer: I’m not actually dead, only in the inside pic.twitter.com/DVIDLLwTAk
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–— Jane Manchun Wong (@wongmjane) April 20, 2020
- Facebook Memorial: como homenagear um falecido na rede social
- Direito Digital | Após a morte do usuário, quem deve herdar as contas e dados?
- Facebook deve ter mais gente morta do que viva em 2098
Por enquanto, não há informações sobre como exatamente esse recurso vai funcionar no Instagram. Também não se pode ter a certeza de que a funcionalidade será mesmo importada do Facebook para a rede social de fotos e vídeos — mas faz sentido que isso acabe acontecendo.
Fonte: Canaltech