Brasil

Rede com ao menos 70 extensões do Chrome roubava dados do usuário




Rede com ao menos 70 extensões do Chrome roubava dados do usuário - 1

Nada menos que 70 extensões disponíveis na Chrome Web Store, que totalizavam mais de 32 milhões de downloads, estavam roubando dados pessoais e de navegação dos usuários, de acordo com pesquisadores da Awake Security. O Google foi avisado da existência de uma rede de spywares e removeu as aplicações da loja de seu navegador no mês passado.

As extensões estavam disfarçadas de conversores de arquivos ou, ironicamente, alertavam os usuários contra sites maliciosos — ou diziam fazer essas tarefas. Na verdade, elas se aproveitavam para puxar dados de navegação para enviar a servidores cujos domínios haviam sido registrados junto à empresa israelense GalComm.

De acordo com os pesquisadores, a GalComm se aproveitou da confiança obtida ao se tornar um registrador de domínios para iniciar atividades maliciosas “em mais de uma centena de redes que examinamos”. “Além disso, a atividade maliciosa conseguiu se manter oculta ignorando várias camadas de controle de segurança, mesmo em organizações sofisticadas com investimentos significativos em cibersegurança”, revelam os especialistas.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Falha na verificação do Google

Desde 2018, o Google passou a fazer um monitoramento mais agressivo das extensões publicadas na Web Store, incluindo análises detalhadas em aplicações que exigem “permissões poderosas”. Mesmo assim, a rede de spyware conseguiu entrar na loja sem grandes problemas, até ser detectada pelos pesquisadores.

À Reuters, o porta-voz do Google Scott Westover garantiu que “quando somos alertados de extensões na Web Store que violam nossas políticas, tomamos ação e usamos o incidente como material de treinamento para melhorar nossas análises automatizadas e manuais”. Ele não explicou, porém, como tantas extensões conseguiram sobreviver por tanto tempo na loja sem que a companhia detectasse problema tão grave.

Você pode baixar o relatório completo (em inglês) no site da Aware Security. A lista de extensões maliciosas não contém os nomes “comerciais” utilizados por elas na Web Store — há apenas os códigos delas na loja e todas já foram removidas.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..