Após o empate agridoce contra um Grêmio que não jogou bem, o Galo de Sampaoli precisa reavaliar suas pretensões no Brasileirão, sobretudo no que diz respeito aos deslizes durante a temporada. Curiosamente, os erros cometidos pelo treinador argentino lembram os equívocos do Santos da temporada 2019.
Sampaoli nunca escondeu que o sistema ofensivo é sua principal arma tática em campo. Tendo isso em mente, o técnico dispõe seus jogadores de modo que o time crie muitas chances para gols – o Galo marcou 49 vezes em 30 jogos, ficando atrás apenas do São Paulo.
*Bola na área do galo*
A defesa: pic.twitter.com/UimF6C8agN— ?????? ??? (@passaradio) January 12, 2021
Contudo, as oportunidades desperdiçadas pelo Galo ao longo da temporada passam diretamente pela ausência de um bom centroavante de área. Ainda que Eduardo Sasha, Vargas e Marrony cumpram esse papel esporadicamente, nenhum deles é unanimidade perante aos olhos da torcida.
O problema, no entanto, não é só esse. Apesar do caro e bom elenco, incluindo jogadores acima da média como é o caso de Júnior Alonso e Guilherme Arana, o Galo sofre do mesmo grande problema que o Santos em 2019: sistema defensivo irregular.

Entre os clubes presentes no G-4 do Brasileirão, o Atlético-MG é o time que mais sofreu gols na temporada, sendo 38 tentos em 30 jogos. Para além dos número, a fragilidade defensiva dos times comandados por Sampaoli é notória e composta por espaços indevidos e inconsistência nos contra-ataques.
Mais uma vez, Sampaoli parece ter colocado todas as fichas no ataque e negligenciado a segurança de uma boa defesa. Considerando as pretensões do Galo na temporada, parece muito pouco se contentar com um lugar no pódio do Campeonato Brasileiro.
Fonte: 90min