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10 dicas para reduzir as perdas na Páscoa nas lojas físicas




Comemorada no próximo dia 24, a Páscoa de 2019 deverá manter o mesmo desempenho comercial do ano anterior. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as compras dos supermercadistas tiveram crescimento de volume em 0,4%. Apesar da estabilidade, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates Amendoim e Balas (Abicab), o setor de chocolate está em expansão. Até o final de fevereiro deste ano, já foram vendidas 500 mil toneladas do produto.

Nesse período, varejistas e fornecedores investem em novos modelos de exposição dos itens, focam na comunicação visual e, em especial, na variedade e no mix dos produtos sazonais, com destaque aos chocolates. “Com o aumento significativo no volume desses itens, franquias, lojas de conveniência, supermercados e atacarejos de todo o país esperam obter um aumento igualmente significativo nas vendas”, pontua Gilberto Quintanilha Júnior, gerente de Prevenção de Perdas da Sensormatic Solutions.

O especialista elencou dez dicas para ajudar os varejistas a evitar furtos internos e externos e quebras operacionais. Como resultado, os supermercados poderão alavancar as vendas e melhorar a rentabilidade nessa época.

1) Monitore o local de exposição
Nesse período, os problemas com violação de produtos tendem a aumentar. “Invista em sistemas de CFTV, em ações inibidoras por meio de anúncios no sistema de som da loja e promova ações promocionais de degustação”, sugere Quintanilha;

2) Atente-se aos padrões de exposição
Segundo o executivo, é essencial evitar os locais que não sejam refrigerados e onde correm o maior risco de dano por manuseio, “O derretimento dos chocolates acarreta na perda do potencial de venda dos produtos”, pontua;

3) Reforce a atuação do time no recolhimento de itens abandonados pela loja
Além de evitar lacunas nas gôndolas, isso poderá garantir a venda do item e evitar a quebra por dano ou derretimento;

4) Tenha cautela na abordagem
Fique atento a movimentações suspeitas, especialmente de clientes com pertences que possam ajudar a ocultar os produtos, como mochilas, sacolas e bolsas. Caso necessite abordar alguém, seja cordial. “Isso mostra ao suspeito que ele está sendo monitorado, podendo converter uma tentativa de furto em uma possível venda”, destaca Quintanilha.

5) Verifique os produtos no recebimento
Para o gerente de Prevenção de Perdas da Sensormatic, é possível evitar o aumento de quebras e rupturas no salão de vendas checando todos os produtos no ato do recebimento. “Caso tenham itens com avarias, atente-se para as opções de devolução ao fornecedor, quando prevista em acordo comercial”, explica.

6) Evite excessos
Atente-se aos excessos desnecessários na compra e exposição de produtos sazonais. “O mau armazenamento também pode gerar perdas. Além de colocar em risco a qualidade dos produtos, quando não são vendidos, eles acabam perdendo valor após a data comemorativa”, afirma Quintanilha.

7) Proteja seus produtos mais caros
É aconselhável o uso de etiquetas de proteção em produtos de maior valor, como itens importados e caixas de bombons finos;

8) Atente-se à realização do inventário
Segundo o executivo, devido à variedade e quantidade de produtos sazonais, é muito complicado mantê-los em uma única área do ponto de venda. “Portanto, a maioria dos varejistas opta por distribuí-los pela loja. É preciso ter atenção redobrada ao realizar o inventário, para que, ao registrar, não fique nenhum produto para trás, pontua Quintanilha.

9) Evite impactos na margem
Ao transportar os itens, mesmo que entre áreas da loja, é necessária muita atenção. “Produto danificado é produto não vendido. Evite impactos na margem”, alerta o executivo.

10) Atente-se ao histórico
“Com base no histórico, avalie a quantidade de vendas e perdas do ano anterior para identificar os itens que serão foco de atuação da equipe”, explica Quintanilha. “Realizar uma análise sobre a sazonalidade da venda e o número de perdas é importante para tentar reduzir, ao máximo, o uso de promoções e atuar na melhor exposição e ações comerciais possíveis”, destaca.

Segundo o executivo, durante esse período, o preço de venda do chocolate, dependendo da marca ou formato, pode atingir um valor até 700% maior que o convencional vendido ao longo do ano. “É preciso ficar atento ao índice de perdas, que também costuma crescer exponencialmente. A perda de oportunidade (margem) pode fazer toda diferença no resultado geral da empresa e, consequentemente, no varejo nacional”, conclui.

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