Carreira & Educação

5 Ferramentas de SEO para melhorar o desempenho do seu site

O Google é o buscador mais conhecido do mundo e melhorar sua colocação nas pesquisas da internet é bastante importante para que o seu site consiga obter o maior número de visitantes e usuários possíveis.

Porém, para isso é necessário que você conheça o SEO, a sigla que em português significa “Otimização para Mecanismos de Buscas”, ou seja, refere-se a um conjunto de técnicas com a finalidade de posicionar melhor o seu site para que ele seja localizado mais facilmente nas buscas feitas na internet.

Com as ferramentas adequadas é possível detectar um possível problema, além de conseguir encontrar soluções de uma maneira fácil e rápida. Hoje em dia, existem diversas ferramentas de SEO disponíveis no mercado para quem usa a internet como trabalho.

Portanto, separamos 5 das melhores ferramentas de SEO (focando em soluções gratuitas) para você conhecer e assim aumentar ainda mais a visibilidade do seu site, consequentemente atingindo um ranking melhor nas pesquisas do Google, destacando-se dos seus concorrentes.

 

Google Analytics

É quase impossível deixar o Google Analytics de fora da nossa lista, já que no mercado digital ela é uma das ferramentas mais conhecidas, utilizá-la com frequência é fundamental para o sucesso da sua empresa virtual.

A plataforma se conecta com o seu site fazendo com que você tenha acesso a várias métricas de análise do fluxo e desempenho dele. Sendo assim, é possível verificar os dados referente à sua audiência, visibilidade mensal, conteúdos mais acessados, porcentagem de rejeição, etc. Uma das vantagens em utilizar essa ferramenta é que não há nenhum custo, sendo totalmente gratuita.

 

Google Search Console

O Google Search Console é mais uma ferramenta de SEO gratuita, também pertencente ao Google e tem como objetivo analisar e identificar erros nas páginas do site, bem como verificar os cliques de buscas realizadas diretamente no Google. Com isso apresenta a quantidade de vezes que o seu site é exibido nos resultados de pesquisas, além de conseguir enviar também notificações referente a análises de domínio, etc.

 

Keyword Tool

Com a plataforma Keyword Tool, você consegue encontrar as melhores palavras-chave de cauda longa para o seu site. As palavras-chave de cauda longa nada mais são do que uma extensão de palavras mais curtas, que tem um objetivo específico que é representar as buscas mais personalizadas, como por exemplo, “chat online em vídeo” (cauda longa) e “chat online” (cauda curta).

Esta ferramenta de SEO é gratuita e sem limitações, basta inserir a palavra-chave que deseja alongar, informando a localização e o idioma do seu site. Em seguida, a plataforma fornecerá mais algumas palavras-chave que você pode utilizar. Se preferir, há a versão Pro onde oferece outras vantagens, como por exemplo, permite a visualização da quantidade de busca das palavras-chaves, entre outros.

 

Google PageSpeed

Embora as palavras-chaves tenham uma grande importância para o SEO do seu site, vale ressaltar que não é o único aspecto que deve ser levado em consideração no momento da busca. Outro ponto fundamental é o tempo de carregamento da página e com o Google PageSpeed gratuito é possível analisar se o seu site demora muito para carregar no computador, dispositivo móvel ou tablet.

Para utilizá-la é muito fácil, basta inserir a URL da sua página e clicar no botão “Analisar”. Logo após, a plataforma apresentará a duração média de carregamento, diferenciando os relatórios de acessos por dispositivo móvel ou computador, oferecendo algumas sugestões de otimização.

Não existe nada mais desagradável do que ficar esperando um site carregar, não é mesmo? Ainda mais quando você quer apenas tirar uma dúvida rápida na internet. Com essa ferramenta seus usuários e clientes não passarão por isso, aumentando significativamente as visualizações de seu site.

Copyscape

Descobrir que o seu site foi duplicado é bastante ruim, o Google pune pesado os sites que são plagiados, podendo perder muito na posição de buscas na internet, ao mesmo tempo em que ambas estiverem online. Para isso, a ferramenta de SEO Copyscape consegue descobrir se a sua página ou qualquer assunto dela foi duplicado, possibilitando que você tome as ações necessárias para que o ranqueamento do seu domínio não seja prejudicado.

Além disso, essa ferramenta também serve como segurança para você mesmo, portanto antes de publicar qualquer conteúdo verifique se existe originalidade nele, sem qualquer cópia ou vestígio de um site já existente na internet. Lembrando que, na versão gratuita é possível comparar as URLs com o objetivo de verificar se não há nada idêntico. Já a versão Premium que é paga fornece mais algumas vantagens, como por exemplo, verificar a possibilidade se um conteúdo produzido tem duplicidade ou não.

Então, para continuar na disputa de um bom posicionamento e consequentemente obter ainda mais visibilidade é indispensável que você saiba tudo sobre SEO e domine as principais ferramentas. Vale a pena também acompanhar páginas sobre tecnologia para saber o que há de mais novo para usar assim que novas ferramentas forem lançadas.

Portanto, ao longo do nosso artigo apresentamos uma sequência das 5 melhores ferramentas de SEO para que o seu site alcance os objetivos necessários. Aproveite cada uma delas para que sua página apareça no topo do Google!