Carreira & Educação

As regras do digital mudaram, e agora?




Por Bia Granja
Co-founder & CCO at YOUPIX

Trabalhar com digital é uma coisa maluca. Se dominamos a estratégia de Facebook, a empresa vai lá e muda toda a regra do jogo, anunciando o fim das redes sociais como conhecemos. Quando achamos que estamos atualizados com nosso modelo de negócio, vem outra empresa e lança uma coisa que “nossa, que ódio, eu que deveria ter feito isso”.

Nos sentimos afogados e atropelados pela velocidade com que as coisas mudam. Se você espera que eu te diga que isso vai ser diferente, sinto muito, a essência do digital é essa; mudança! E elas nunca serão menos velozes e furiosas.

Como a gente se prepara pra isso? 😱

A principal dica tem a ver com a cabeça: podemos ver essa coisa da mudança como a má ou a boa notícia.

Como assim? Em 2017, durante o intercâmbio que realizamos em Los Angeles todo ano, o Head de Digital da Disney nos disse uma coisa que pra sempre ficou marcada na minha cabeça: no digital, nem sempre é sobre o que temos certeza, muitas vezes é só sobre COI.

Disse ele que existe um custo de oportunidade de ignorarmos digital só porque não conseguimos ter 100% de certeza sobre tudo o que se pode fazer e medir. Não temos as fórmulas, mas é fato que não podemos ficar de fora do jog.

E daí que entra a visão de “boa notícia” de que falei: diferente de modelos mais tradicionais de comunicação, onde tudo já está consideravelmente escrito e definido, as opções no digital ainda estão em aberto. Eu posso ter uma estratégia totalmente diferente da sua e mesmo assim dar certo. Se não der, posso tentar outra coisa. É desafiador, mas também é empolgante. Os modelos estão aí para serem escritos.

Por isso criamos a Study Tour, um intercâmbio de estudos em Los Angeles para quem está em busca de novas práticas e modelos de negócios de comunicação, conexão com comunidades e relevância. Entre 08 e 13 de julho, navegamos por esses diferentes modelos em poucos dias.

Em Los Angeles, passamos 3 dias em reuniões e workshops com empresas como Buzzfeed, Disney, Red Bull, Youtube e outras. Depois nos jogamos na VidCon, um evento que reúne as pessoas que estão definindo o futuro do storytelling e onde as principais plataformas sociais do mundo vão para dividir seus segredos.

É bastante esclarecedor e muito transformador.

O Pedro Alvim, Gerente de Social e Conteúdo do Magazine Luiza, foi com a gente ano passado e disse o seguinte: “A Study Tour foi uma experiência transformadora. Me possibilitou, além do networking com outros profissionais incríveis do mercado, uma mudança de mindset sobre conteúdo. A gente estava lá no momento em que a Disney comprou a Fox, e tivemos a oportunidade de conhecer a Fox. O meu nível de discussão sobre o conteúdo se transformou. Recomendo fortemente, não apenas como uma experiência para atualização, para cobrir os gaps de aprendizado, mas principalmente o fortalecimento desse nosso mercado. Quem voltou de lá, voltou fazendo acontecer”.

Quer participar dessa jornada ao vivo? Vem comigo pra Califórnia! As vagas para participar ficam abertas até 17 de Maio. Clique aqui para saber mais detalhes sobre a viagem e reservar a sua vaga! Bora? 😉

Fonte: Linkedin

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