Carreira & Educação

O que fazer para ter uma vida mais produtiva? (Parte 1)

Por Cibele Silva
Professora

Em algum momento, você se deparou com a sensação de improdutividade, por mais que tentasse persistir em melhorar, a situação não mudava e, por fim, ficou com a suspeita de que poderia ter feito mais, porém, não conseguiu fazer diferente?

Nem sempre conseguimos transformar nossa rotina no intuito de trazer benefícios e a verdade é que poucos de nós sabem tirar bom proveito do tempo que possuem. Embora, todos disponham da mesma quantidade de horas diárias, alguns não conseguem gozar cada minuto do dia de maneira profícua.

Todos os seres humanos são dotados de habilidades específicas, ainda que diferentes entre si. Contudo, algumas pessoas não conseguem explorar toda a capacidade de que dispõe e se limitam a desenvolver apenas uma competência. Embora, seja primordial fortalecer uma aptidão, você não pode se limitar unicamente a isso.

Você já parou para pensar no quanto ainda pode ser produtivo em outras esferas do seu dia a dia? Já parou para examinar-se em todos os aspectos da sua personalidade? Será que cada área da sua vida tem recebido a devida atenção?

Faça essa autorreflexão, analise como você está hoje e o que ainda pode ser feito para melhorar. Se o seu objetivo é tornar-se uma pessoa melhor, prossiga a leitura e tente extrair alguma dica para ajudá-lo no processo de aperfeiçoamento de si mesmo.

Segue abaixo uma lista para auxiliá-lo na busca de uma vida mais produtiva. Boa leitura!

1.       Diminua o uso das redes sociais
As redes sociais surgiram com propostas variadas. Elas poder ser usadas para entreter ou até mesmo para fazer negócios. Se você usa as redes sociais apenas por divertimento ou passatempo, recomendo que diminua. Faça um teste, visite menos as redes sociais e redirecione esse período em uma ocupação mais útil. É provável que logo você perceba o quanto seu tempo vai ser mais bem administrado e melhor aproveitado. Pode ter certeza que existem passatempos mais úteis do que ficar preso à tela do celular. Liberte-se!

2.       Estabeleça um horário fixo para dormir e acordar
Não há como não concordar que uma boa noite de sono faz bem a qualquer um. Uma noite bem dormida, além de trazer disposição, deixa uma sensação de bem-estar. Segundo a ciência, afasta problemas como cansaço, falta de concentração, depressão e ansiedade. O recomendado é dormir de 7 a 9 horas por dia, para os adultos. Sabendo disso, procure manter o hábito de dormir sempre no mesmo horário, programe um despertador para acordá-lo no horário de início das suas atividades diárias.

3.       Preencha suas horas vagas com coisas úteis
Fazer bom uso do tempo é uma das maiores proezas do ser humano. Afinal, quem não fica feliz em estar com todas as obrigações em dia e ainda gozar de um tempo extra. Não esquecendo que até esse período excedente precisa ser bem aproveitado. Então, nada de ficar gastando tempo à toa. Dependendo da quantidade de horas vagas, você pode aproveitar para fazer um curso novo, curtir mais a família, iniciar um projeto inovador, visitar um amigo, sair com alguém para tomar café ou sorvete. Enfim, fazer atividades que tragam prazer e felicidade para você.

4.       Cultive o hábito da leitura
A prática da leitura traz vários benefícios, amplia o conhecimento, auxilia na formação de pensamento crítico, diminui o estresse, ajuda na concentração, facilita na memorização, aumenta o vocabulário, muda o seu conhecimento de mundo e é uma ótima distração nos momentos de ociosidade. Quem tem um livro à mão não vai ter motivos para estar entediado. Não há dúvidas de que a leitura pode tornar sua vida mais produtiva. Inclua esse hábito no seu cotidiano!

5.       Cuide da sua saúde mental
Ocupar-se com o bem estar da mente deve ser uma preocupação constante para todos os seres humanos. Uma mente saudável reflete comandos positivos para todo o corpo. A saúde mental de um indivíduo está relacionada à maneira como ele reage diante das circunstâncias da vida e ao modo como encadeia os desejos, obrigações, responsabilidades, capacidades, ideias, ambições e sonhos. Não é fácil lidar com tantos sentimentos e sair ileso de tudo. Se você sentir que não consegue sozinho, busque acompanhamento profissional, procure o psicólogo e faça tratamento.

6.       Pratique exercícios físicos
A realização de exercícios físicos colabora diretamente para uma vida mais produtiva, visto que elas dão mais estímulo para o indivíduo, e quanto mais se praticar, mais disposição terá para encarar as obrigações do dia a dia. São tantos os benefícios de se exercitar que só de pensar, já dá vontade de sair se exercitando (risos). Talvez, você tenha uma lista de motivos para não se exercitar. Os dois principais devem ser a falta de tempo ou de dinheiro para frequentar uma academia. Pois bem, se esse for o seu caso, segue uma solução que resolverá os dois problemas ao mesmo tempo: pratique exercícios em casa, faça caminhadas e/ou corridas na sua cidade. Não precisa de muito tempo, reserve pelo menos meia hora do seu dia para praticar alguma atividade física. Procure um exercício que possa ser executado em casa sem precisar de acompanhamento profissional. Pular corda, fazer agachamento e abdominais são ótimas atividades para fazer em casa. Não perca tempo, corra para se exercitar e melhorar sua qualidade de vida. O tempo empenhado nisto vai reder-lhe mais disposição para os outros comprometimentos diários.

7.       Melhore a alimentação
Adquirir hábitos alimentares saudáveis traz melhoras a curto e longo prazo. A mudança de alimentação fornece mais energia e disposição para as atividades diárias. Aliando a boa alimentação com os exercícios físicos vai melhorar ainda mais a sua qualidade de vida e ajudá-lo no processo de tornar-se produtivo.

8.       Faça um cronograma de atividades diárias
Criar um cronograma das obrigações rotineiras é uma ótima maneira de manter a organização e não perder nenhum compromisso nem esquecer nada. Se você precisa realizar variadas atividades, a criação de uma lista é fundamental. Visto que, não dá pra confiar, apenas na memória. Listar os afazeres é a melhor maneira de sistematizar seu tempo e sua rotina. Não perca mais compromissos, anote as suas tarefas!

9.       Não permita que palavras desmotivadoras o desestimulem
Você já se sentiu desmotivado depois do comentário de alguém? Nós não podemos nos responsabilizar pelo que vamos ouvir dos outros, mas podemos lidar com o que vamos ouvir. As críticas fazem parte da vida, em qualquer área. Algumas servem para melhorar nosso desempenho, outras são lançadas com o único intuito de nos abater. É necessário fazer um filtro das críticas para poder absorver somente aquelas com enfoque construtivo. Quanto às críticas que só têm a finalidade de causar desânimo, você é o único responsável pelo que vai fazer com elas. Apenas você pode permitir que palavras desmotivadoras o distanciem do seu objetivo. Não permita que os julgamentos alheios quebrem a armadura de coragem, força e determinação que você construiu ao redor de si. Não deixe que os outros delimitem até onde você pode ir. Só você conhece a capacidade que possui e até onde pode ir.

10.   Não limite esforços na busca do seu crescimento
Faça o que estiver à sua disposição em prol do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Invista em você. Faça curso para se aperfeiçoar mais na sua área. Continue estudando e aplique os conhecimentos aprendidos em algo que o realize profissionalmente e pessoalmente. Seja mais! Você pode!

11.   Reconheça que sempre vai precisar da ajuda de alguém
Admitir que necessita de ajuda não é sinal de fraqueza, é apenas um lembrete de que você não pode abraçar o mundo com as mãos e que o auxílio de outra pessoa, em determinados momentos, vai ajudá-lo a não se sobrecarregar, além de reconhecer a utilidade do outro na sua vida.

12.   Não se culpe pelas falhas
Talvez você perca muito tempo focando nas falhas cometidas que acaba perdendo a oportunidade de ser mais produtivo. Aprenda a não focar nas imperfeições, tente não cometê-las novamente e busque aprender com elas. Concentre-se no que pode ser melhorado, você vai perceber que os erros vão ajudá-lo a abrir seus horizontes para trabalhar melhor uma ideia ou projeto. Tire proveito disto!

13.   Vença a preguiça
A preguiça é a maior ameaçadora da sua produtividade. Mantê-la distante deve ser uma obrigação a cumprir todos os dias. Não permita que a ociosidade atrapalhe seus planos de ser tornarem atos. Derrote seu inimigo interno e produza cada vez mais.

14.   Corra atrás dos seus sonhos
Sentiu o impacto do verbo? Por mais que você seja sedentário, certamente precisou fazer uma corridinha em algum momento da vida, e mesmo que tenha sido curta, você deve ter experimentado um aceleramento no coração, certo cansaço e talvez uma leve falta de ar. A busca pelos seus sonhos vai te causar as mesmas sensações de uma corrida física. Correr é o que você precisa para alcançar seus sonhos. Empenhe todos os seus esforços para realizar os seus sonhos. Desistir não é uma saída, é exatamente o que deve ser evitado.

15.   Reserve um tempo para si mesmo
Lembre-se de que você é o seu principal investimento, portanto não hesite em separar um tempo para si mesmo. Disponha de um momento para realizar algo que lhe causa prazer e desfrute disto com satisfação e entrega. Não importa o que seja, faça por você e para você. *O texto continua. aguarde a publicação da parte 2

Fonte: Linkedin


Talvez você também goste