Carreira & Educação

Conheça as melhores ferramentas digitais para organizar o seu trabalho

Fazer home office, isto é, trabalhar de casa já não é mais apenas uma tendência, mas sim uma realidade do mercado. Uma pesquisa realizada pela consultoria SAP, especializada em RH, feita em 2018, mostrou que houve um aumento de 50% no número de empresas que oferecem vagas home office no Brasil.

É importante observar que a mudança no modelo de trabalho traz benefícios tanto para os funcionários, quanto para as empresas, como, por exemplo, a redução de custos operacionais do negócio, a eliminação da necessidade de deslocamento, flexibilização do horário de trabalho, entre outros benefícios.

E para auxiliá-los a trabalhar em casa, listamos abaixo várias ferramentas digitais para te ajudar o organizar o dia a dia de serviço, mesmo estando no ambiente mais descontraído e livre que é o da nossa casa.

Trello

O Trello é uma das melhores ferramentas para produtividade. O serviço é gratuito e possui site e aplicativo para Android e iOS. O sistema funciona por meio do método Kanban. Ainda não conhece este método? Nós explicamos!

O método Kanban consiste em colocar todas as suas atividades em um quadro, e dividi-las em etapas (a fazer, em andamento e concluídas). Assim, é possível acompanhar a realização de tarefas e evitar esquecer de realizar algum trabalho.

Na plataforma, você pode criar quadros digitais e quantos cartões e etapas quiser. Ainda é possível compartilhar com outros usuários do serviço. Com o Trello, você consegue organizar suas tarefas, definindo melhor suas prioridades e cumprindo todos os prazos de entrega.

Dropbox / Google Drive

Estas são as duas principais ferramentas de armazenamento de arquivos na nuvem. Ambas as plataformas possuem sites e aplicativos próprios. Além disso, elas oferecem planos gratuitos de até 2 GB (Dropbox) e 15 GB (Google Drive).

Hoje em dia, guardar arquivos na nuvem é essencial em qualquer tipo de trabalho. Todos nós temos que realizar backups frequentes de nossos arquivos e essas ferramentas ajudam a fazer isso rapidamente.

Ambos os serviços possuem sistema de criptografia para garantir a segurança dos dados e permitem o compartilhamento e a edição online. Ideal para agilizar correções e alterações que sempre acontecem no dia a dia de trabalho.

Pocket

O Pocket é uma ferramenta excelente para quem gosta de anotar links para ler depois. O serviço permite salvar textos e vídeos de qualquer lugar. A plataforma é gratuita e possui site e aplicativos para Android e iOS.

Agora, sempre que você vir uma matéria interessante relacionada ao seu trabalho, você pode salvá-la no Pocket para ler depois. Dessa forma, é possível gerar insights e apresentar ou implementar novas ideias em sua empresa.

Rescue Time

O Rescue Time é uma ferramenta de gerenciamento de tempo. A plataforma possui site e aplicativos para Android e iOS. Basicamente, ela nos ajudar a entender como estamos gastando o nosso tempo.

O serviço rastreia o computador/smartphone do usuário e consegue determinar o tempo gasto em sites e aplicativos. Com isso, a plataforma gera relatórios que mostram com anda a sua atividade.

Assim, é possível saber quanto tempo você gasta para realizar as tarefas e quais são os sites/aplicativos que mais te distraem durante o trabalho. Você também pode criar alertas e bloquear sites e aplicativos para otimizar a produtividade do seu trabalho.

O serviço possui um plano gratuito, que permite utilizar todos os principais recursos da ferramenta e receber um relatório semanal de suas atividades.

Skype

Essa é uma ferramenta essencial para quem participa de muitas reuniões. O Skype é uma plataforma que permite a realização de chamadas de áudio e videoconferências. O serviço possui site, programa para PC e aplicativo para Android e iOS.

Com ele, você pode fazer reuniões com sua equipe, seus clientes e fornecedores do conforto de casa. Além de possibilitar chamadas em áudio e vídeo, também é possível enviar mensagens e compartilhar arquivos com outros usuários durante a chamada.

O serviço possui muitos recursos gratuitos e alguns pagos, como por exemplo, a realização de ligações para telefones fixos e celulares do Brasil e de outros países do mundo. Os usuários ainda podem comprar créditos no serviço, essencial para quem só precisa fazer ligações esporadicamente.

E aí, deu para perceber que o home office já é realidade, não é? Anotou todas as dicas? Agora você está preparado (a) para trabalhar em casa.

Leave a Comment

Your email address will not be published.


Talvez você também goste