Carreira & Educação

Dicas de cursos para quem quer trabalhar com tecnologia

Fonte: Freepik

Em um ano atípico como 2020, no qual o distanciamento social passou a ser uma medida de redução de contágio do coronavírus, a tecnologia se mostrou de extrema relevância.

As aulas passaram a ser feitas de forma remota, assim como muitos trabalhos, que adotaram o home office. Em alguns casos, até mesmo encontros casuais foram substituídos pelo formato online. E para que todas essas atividades fossem realizadas com êxito, muitos profissionais da área de tecnologia desempenharam muito esforço.

No Brasil, o mercado de Tecnologia da Informação registrou um avanço de 12,2% em 2020, de acordo com dados da consultoria Internacional Data Corporation (IDC). Além disso, segundo o Banco Mundial, 420 mil vagas serão criadas nessa mesma área, até 2024.

Porém, no momento de disputa por uma oportunidade profissional no setor de tecnologia, a formação pode ser um diferencial. Se você possui interesse em trabalhar na área, fique de olho na lista de cursos para quem quer trabalhar com tecnologia, logo a seguir:

 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso é no grau de tecnólogo e, por esse motivo, possui uma duração mais curta, de dois a três anos. Nesse período, a graduação capacita profissionais para desenvolver, analisar, projetar, fazer melhorias e propor inovações para sistemas de informação de diversos setores.

 

Banco de Dados

Também ofertado no grau tecnológico, o curso de Banco de Dados tem até dois anos de duração e capacita profissionais para trabalhar com o projeto, implementação e gerenciamento de banco de dados, além da verificação da segurança de informações.

 

Ciência da Computação

Com duração de aproximadamente quatro anos, o curso é disponibilizado no grau bacharelado e forma profissionais responsáveis por desenvolver programas e sistemas para computadores ou outros equipamentos, como celulares e tablets.

 

Engenharia de Computação

A graduação de Engenharia da Computação é oferecida no grau bacharelado e possui duração média de cinco anos. Ao longo desse período, os futuros profissionais são habilitados para planejar e coordenar a construção de computadores e equipamentos como mouse e teclado.

 

Engenharia de Software

A Engenharia de Software também é uma opção para quem deseja ingressar no mercado de tecnologia. Com duração de cinco anos, o bacharelado forma profissionais para desenvolver projetos e fazer manutenção de softwares, sistemas, jogos, aplicativos e plataformas digitais.

 

Informática

O curso de Informática pode ser encontrado nos graus tecnológico, bacharelado e licenciatura.

A principal diferença entre os três tipos está no mercado de trabalho para os formados. O curso de tecnólogo possui duração de até três anos e é uma formação mais específica, com um enfoque maior para o mercado de trabalho e para proporcionar um rápido ingresso na profissão. Já o bacharelado é um curso mais amplo, com um enfoque maior em aspectos teóricos; a inserção no mercado de trabalho ocorre um pouco mais tarde que o tecnológico, mas as possibilidades de atuação também são maiores. Nessas duas opções, o profissional de Informática pode trabalhar como programador, analista de sistemas, dentre outras funções.

Por fim, a licenciatura capacita profissionais para dar aula de Informática em escolas do Ensino Básico ou em instituições profissionalizantes.

 

Redes de Computadores

O curso tecnológico em Redes de Computadores possui duração de até três anos e habilita profissionais para projetar e desenvolver redes de computadores pessoais ou corporativas.

 

Sistemas de Informação

Assim como o curso de Informática, a graduação em Sistemas de Informação pode ser encontrada nos graus bacharelado, licenciatura e tecnológico.

A licenciatura capacita o profissional para dar aulas sobre o fluxo de informações em cursos da área de tecnologia em escolas de Ensino Básico ou Profissionalizante. Já o tecnólogo ou bacharel em Sistemas de Informação administra as informações recebidas e enviadas pela rede de computadores de uma empresa ou organização. Tanto a licenciatura quanto o bacharelado possuem duração média de quatro anos; o tecnológico possui até três anos de duração.

 

Sistemas para Internet

Disponível nos graus tecnológico e bacharelado, o curso de Sistemas para Internet capacita profissionais para projetar e instalar páginas na internet, banco de dados, redes de internet, servidores, aplicativos, e diversos outros serviços online.

 

Tecnologia da Informação

O curso de Tecnologia da Informação (TI) é ofertado no grau tecnológico e tem duração média de dois anos. Nesse período, os futuros profissionais são habilitados para atuar no gerenciamento de sistemas, dentro de uma empresa ou instituição.

 

O que achou das sugestões de cursos na área de tecnologia? Qual deles tem mais a ver com você?