Carreira & Educação

Como motivar profissionais seniores?

Por Eduardo Saigh
Managing Director na Elliott Scott HR

Saiba como motivar profissionais seniores e veja quais são as características desta faixa etária e suas motivações e inspirações para melhores resultados. Cada geração tem suas próprias inspirações e motivações que impactam a sua produtividade e desenvolvimento profissional. Com os profissionais seniores não é diferente: há aspectos mais específicos que motivam os profissionais experientes. Confira algumas dicas para motivar e desenvolver profissionais seniores e ter melhores resultados.

Reconhecimento público

Todo profissional gosta de se sentir valorizado e reconhecido. No caso dos profissionais seniores, aqueles que já estão com algum tempo de empresa, que já possuem certa idade ou muitos anos de experiência, por exemplo, como em geral são de uma geração que aprender a dar importância ao reconhecimento público, faz sentido evidenciar o reconhecimento dos seus feitos e colaborações a toda a equipe. Em geral, uma boa prática é conversar particularmente quando a empresa quem reconhecer e agradecer por seus méritos, mas é importante destacar isso com toda a equipe.

Torne-os estratégicos

Outra forma de motivar o profissional sênior é envolvê-lo em atividades estratégicas, principalmente quando é preciso dos seus conhecimentos e experiência em assuntos na formação e capacitação de outros profissionais não tão experientes. Usar seus conhecimentos e experiências como um recurso estratégico para o processo é uma forma de reconhecer sua importância e motivar a contribuir de outras formas. O conhecimento, a experiência e a qualificação profissional fazem parte do patrimônio pessoal de todo funcionário sênior.

É preciso que as empresas vejam os profissionais seniores como diferenciais de mercado e invistam no desenvolvimento de competência para esta faixa etária e também utilizando a sua experiência no desenvolvimento de outros profissionais.

Motivações financeiras

Todo profissional quer avançar na carreira amparado por bons salários, gratificações, benefícios e oportunidades de crescimento na carreira. Os profissionais seniores já estão na empresa por um tempo e devem ser reconhecidos e motivados também financeiramente. Por isso, o programa de cargos e salários e desenvolvimento da carreira é tão importante para oferecer garantias em todas as fases da carreira.

Equipes com diferentes faixas etárias

É importante que a empresa esteja atenta em criar equipes com colaboradores de diferentes faixas etárias – isso vale também para as lideranças. Nem sempre é fácil para os profissionais seniores reconhecerem as lideranças mais jovens. Para isso, deve-se propor um trabalho de desenvolvimento humano contínuo, que destaque aquilo que cada geração tem de positivo a contribuir com o processo e com a empresa, bem como o que cada profissional tem a oferecer. Os profissionais seniores, por exemplo, em geral, se destacam pela responsabilidade e comprometimento, bem como pela paciência. Saiba quais características de cada profissional de diferentes faixas etárias podem ser desenvolvidas mutuamente.

Desafios motivadores

Em função das atividades exercidas por profissionais de diferentes faixas etárias, a tendência mundial é que não haverá mais limites de idades e nem estereótipos a serem seguidos. Como a população cada vez possui mais longevidade, será cada vez mais comuns pessoas com mais de 60 anos trabalharem em inovação e tecnologia, por exemplo, assim como teremos também profissionais na casa dos 30 anos assumindo diretorias.

Desta forma, uma forma de motivar desde já os profissionais seniores é desafiá-los em funções que antes havia pouca mobilidade em questão de faixa etária. Muitas vezes a própria empresa deixa de desafiar estes profissionais neste sentido. O desafio pode ser muito motivador para qualquer profissional.

Fonte: Linkedin


Talvez você também goste