Carreira & Educação

As principais tendências de design para 2021

Seja na moda, no cinema, ou no design, um novo ano traz sempre uma nova série de tendências e apostas para o futuro. Se você se interessa por design, estuda e trabalha na área, ou procura serviços de design grafico online, essa pequena lista é para si. Nela, exploraremos quais são as maiores tendências de design para 2021, tendo como base a opinião de especialistas e as necessidades do mercado atual. E estamos confiantes de que algumas dessas escolhas o vão surpreender…

Designs de emojis

Num momento em que grandes redes sociais como o Facebook ou o WhatsApp têm vindo a perder utilizadores para rivais como o Signal ou o Telegram, faz sentido que o design de emojis seja uma das grandes tendências para 2021. Com tantas boas oportunidades de negócio no mercado, o foco do designer se encontra na originalidade. Até que ponto se pode revisitar de forma interessante os tradicionais sinais de sorriso, piscar do olho, ou gargalhada? É esse um dos grandes desafios do mundo do design para 2021.

Voxel design

No contexto de uma tabela tridimensional, o voxel representa uma unidade. É o equivalente 3D do pixel, que é normalmente utilizado num contexto bidimensional. Mas o que significa voxel design? Essa tendência para 2021 recebe inspiração de videojogos populares como o Minecraft, e contribui para que designers experientes consigam fazer uma transição suave entre as plataformas de trabalho 2D e 3D. O artista colombiano William Santacruz é um dos mais destacados designers de voxel da atualidade.

Preto e branco

Design a preto e branco pode parecer coisa do passado, mas é possível que ele esteja fazendo um regresso forte em 2021. O preto e branco é uma tendência forte do web design. Com tantas páginas de Internet a optarem por padrões multicoloridos e jogos de cores bem construídos, faz sentido que esteja surgindo um grupo de designers contracorrente que trabalha exclusivamente a preto e branco. Criadores de conteúdo digital como Bhavna Kashyap têm vindo a demonstrar que ainda existe muito espaço para inovação no mundo do design a duas cores.

Design de inspiração natural

Ao longo das últimas décadas, o crescimento de marcas como a Apple parecem ter vindo a saturar o mercado com designs maquinais, minimais, e de uma simplicidade extrema. Em 2021, uma nova tendência parece apontar o dedo de volta para a natureza. Essa tendência se aplica de forma mais notória no setor do design de produtos, já que muitas marcas parecem estar cansadas do velho design prático de inspiração Bauhaus.

Design 3D

A popularidade do design 3D não é uma novidade de 2021. Desde o início da década passada que cada vez mais artistas procuram ferramentas de edição 3D para construir complexas e impressionantes imagens gráficas. O design 3D já se tornou num lugar comum no mundo da arte, com o número de filmes, clipes de música, e videojogos de autor produzidos em 3D a aumentar exponencialmente ano após ano. De acordo com os especialistas do blog Graphic Mama, o design 3D deverá continuar a ser uma das principais tendências do setor em 2021.