Empreendedorismo

Canal sobre inovação no Youtube desvenda os segredos do universo das Startups

Há algum tempo o termo startup deixou de ser utilizado apenas por pessoas que desempenham atividades ligadas à área de tecnologia e passou a fazer parte do dia-a-dia das pessoas. Desde o sucesso de empresas como Uber, Airbnb, Yellow, Ifood, 99, Nubank, entre outras, o mundo tem assistido ao crescimento de empresas que simplesmente não existiam nem em pensamento há 10 anos. Para dar insights sobre o movimento global das startups, Marina Rejman, palestrante e CEO da Sala de Cultura, criou o canal homônimo do Youtube em parceria com o produtor de vídeo Fausto André, da Animagem Vídeo.

De acordo com o censo realizado pela ABStartups (Associação Brasileira de Startups), realizado no ano de 2017, estima-se que existam cerca de 62 mil empreendedores e 6 mil startups no Brasil. Em 2018, o país ganhou seus primeiros unicórnios, nome dado às startups que passam a valer mais de 1bilhão de dólares. O feito foi alcançado pelo aplicativo de transporte 99 e pelo Nubank, startup que gerencia serviços financeiros avaliada em 2bilhões de dólares.

Das empresas cadastradas na ABStartups, 72% são lideradas por jovens entre 25 e 40 anos de idade, 87,13% são comandadas por homens e 12,3% por mulheres. Os setores que mais se destacam no setor de startups são educação (edutechs), agronegócio (agtechs), finanças (fintechs), internet, propaganda, comunicação, comércio eletrônico e saúde e bem-estar. Também há um número expressivo de startups nos setores de logística e mobilidade urbana, entretenimento, eventos e turismo

“O mundo tem passado por muitas mudanças, em uma velocidade jamais vista. E a ideia central do canal da Sala de Cultura no Youtube é incentivar as pessoas a aproveitarem essas mudanças a seu favor. Afinal, tem uma série de novos comportamentos transformando tudo que a gente conhecia e é preciso ficar bem informado para aproveitar as oportunidades desse novo momento”, finaliza Marina.


Talvez você também goste