Carreira & Educação

Como é o processo de uma empresa se tornar pública?




Qualquer empresa que se torna pública marca uma virada importante, uma vez que se transforma de uma empresa privada em uma sociedade anônima de capital aberto. As empresas devem cumprir uma série de etapas neste processo, também chamado de oferta pública inicial (IPO), para garantir sua listagem bem-sucedida. O processo de abertura de capital de uma empresa e quaisquer possíveis ramificações para os investidores seriam abordados neste artigo.

Etapa Pré-IPO

As empresas não optam por se tornar públicas casualmente, uma vez que isso exige muito esforço e despesas. As empresas devem se preparar para uma abertura de capital, garantindo que suas finanças e operações estejam sob controle, incluindo a eleição de uma equipe gerencial, o estabelecimento de um comitê executivo e a construção de procedimentos sólidos de governança.

Quando uma empresa decide abrir seu capital, escolherá um ou mais bancos de investimento para ajudar na fixação de preços e na promoção das ações, bem como para subscrever a oferta. A empresa receberá ajuda de tais bancos para entregar a documentação necessária aos reguladores governamentais, tais como a Securities and Exchange Commission (SEC) nos Estados Unidos.

Etapa IPO

O processo de precificação e subscrição das ações começará assim que a empresa tiver escolhido seus bancos de investimento. Estabelecer uma faixa inicial de preço e estabelecer a quantidade de ações a serem oferecidas são duas etapas neste procedimento. Depois, para comercializar a oferta a potenciais investidores e determinar o interesse nas ações, os bancos de investimento realizarão um “roadshow”.

Os bancos de investimento decidirão sobre o preço da IPO após o roadshow e oferecerão ações para o público em geral. Após a emissão, as ações serão listadas em uma bolsa de valores, como a Nasdaq ou a Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Para os investidores, a abertura de capital significa que eles podem comprar ações da empresa em um mercado público. Eles podem fazer isso através de uma conta de corretagem, como a IQ Option, por exemplo. Plataformas de negociação on-line como estas permitem aos investidores comprar e vender uma ampla gama de ativos, incluindo ações, moedas, commodities e moedas criptográficas.

Se você está se perguntando como funciona o IQ Option? Ou outras plataformas como esta. É bastante simples, na verdade. Para qualquer ação, basta procurar o símbolo do ticker da empresa e fazer um pedido. Você também pode ver os preços das ações em tempo real e acompanhar o desempenho de sua carteira.

Etapa Pós-IPO

As empresas devem aderir às exigências de relatórios contínuos e às normas de conformidade regulamentar após a IPO. As empresas devem apresentar declarações trimestrais e anuais aos órgãos reguladores autorizados, as quais devem incluir a divulgação aos investidores de detalhes financeiros e operacionais. Além disso, devem seguir diretrizes rígidas de governança e exigências legais, tais como a Lei Sarbanes-Oxley dos EUA.

Além disso, poderia haver “períodos de bloqueio” (que impedem os iniciados e outros grandes acionistas de vender suas ações por um tempo) após a IPO que impõe limites à venda de ações. Após a IPO, esta fase dura normalmente de 90 a 180 dias.

Benefícios e riscos de se tornar público

As empresas podem obter uma série de benefícios ao tornarem-se públicas, incluindo melhor acesso ao financiamento, maior visibilidade e liquidez para os acionistas. Além disso, ela pode melhorar o reconhecimento da marca e ajudar as empresas a atrair os melhores talentos.

A pressão para atingir as metas financeiras trimestrais, o maior controle regulatório e a provável perda de controle sobre a empresa são alguns inconvenientes da abertura de capital.

Continua após a publicidade..