Carreira & Educação

Mentiras que (ainda) ouvimos sobre mulheres no ambiente de trabalho




Por Erica Firmo
Gerente de Comunicação no LinkedIn

Eu já perdi as contas de quantas vezes ouvi essas mentiras serem contadas irresponsavelmente, e aposto que você também. E quer saber? Eu, você e muita gente até mesmo já ajudou, em algum momento da carreira, a propagá-las.

Mas, calma! Não precisa se sentir um péssimo humano. Reconhecer que muitos desses mitos existem é o primeiro passo para acabar com eles. Já que essas mentiras ainda são uma infeliz realidade, resolvi colocar o dedo na ferida e trazê-las à tona para ajudar a desmistificar esses estereótipos equivocados que nós, mulheres, ainda enfrentamos por aí.

Como podemos fazer isso? Vamos às mentirinhas que todo mundo um dia já escutou…

Mentirinha número 1: “Ter chefe mulher é um porre”

Ah, a mulher! “Esse ser mais emotivo, menos confiante, mais vulnerável e, claro, como se não bastasse tudo isso, que tem menos tempo disponível – já que desempenha outros papéis como ser esposa e mãe”. E, assim, nasce um mito! Um monstro em forma de chefe mulher que fica brava quando está na TPM, que joga a responsabilidade nas costas dos funcionários quando precisa sair para buscar o filho na escola e que leva tudo para o lado pessoal na hora da reunião de feedback. Pensaríamos qualquer dessas coisas se o chefe fosse um homem? Acredite: eu mesma já julguei, critiquei e criei preconceitos em cima desse mito sem dar a chance de me colocar no lugar daquelas mulheres. Precisei chegar a um cargo de gestão para refletir sobre isso. Sempre fui apenas a pessoa que tinha uma chefe, mas agora eu estou aqui. Ter que lidar com toda a responsabilidade, tomadas de decisões e, ainda por cima, num ambiente majoritariamente masculino, exige de nós, mulheres, posturas diferenciadas para provar nossa capacidade. E algumas fazem isso em várias jornadas. Sim, muitas mulheres possuem suas casas e filhos para cuidar, demandando mais energia depois do fim do expediente. Então, essa é a lição que a primeira mentira nos traz: você não vive a vida daquela chefe mulher. Ninguém vive. Ter empatia e compaixão para tentar entender o outro é uma habilidade que precisa ser desenvolvida para qualquer campo de nossas vidas.

Mentirinha número 2: “Mulheres competem entre si, por isso não sabem trabalhar em equipe”

Chegamos ao mito da chefe usurpadora. Aquela mulher que batalha para conseguir o que almeja na carreira, que se liberta da caixinha de princesa para traçar o seu caminho de liderança, firme, forte, decidida. Epa, espera! O que tem de errado nisso mesmo? É muito comum confundirmos uma mulher decidida e competitiva com uma mulher desleal. Competitividade significa apenas participar de uma competição e é totalmente possível ser competitivo sem ser destrutivo e manter a ética e o respeito mútuo. Encontramos, até mesmo no mundo dos famosos, intrigas criadas entre mulheres bem sucedidas, como se fosse apenas possível que uma delas alcançasse o sucesso: Ivete Sangalo vs Claudia Leitte, Lady Gaga vs Madonna. Mas quer saber? Tem espaço para todas nós! No mundo corporativo, vivemos 24/7 tentando nos provar. Provar nossa capacidade, nossas habilidades e nossas fortalezas. Essa exigência atinge qualquer um e fraqueza é coisa de “mulherzinha”. Então, não seria contraditório julgar uma mulher por saber exatamente aonde quer chegar? A lição que essa mentirinha oferece, atinge homens e mulheres. Homens: deixem-nos ser fortes! Mulheres: celebrem outras mulheres. Comemorem a vitória de todas, tanto daquelas que chegaram antes de você, quanto daquelas que chegarão depois. Somos mais fortes juntas.

Mentirinha número 3: “Como a mulher se veste define o que ela é ou aonde quer chegar”

Por mais inacreditável que soe, a roupa que a mulher veste ainda é colocada no mesmo patamar que suas capacidades. No trabalho, na escola, em festas, nas ruas, as mulheres ainda são colocadas à prova pelas roupas que elas usam. Funciona como uma espécie de cartão de visitas sem que a mulher realmente queira usar isso como sua apresentação. Tenho certeza de que muitos de vocês já presenciaram algum – se não muitos! – comentários a respeito disso. Eu mesma já ouvi comentários como “Como ela pode vir para o escritório com aquela saia curta”. Vou contar um segredinho para vocês: a saia curta não vai tomar nenhuma decisão. Podemos trazer novamente o exemplo masculino para a comparação. Homem não é cobrado por isso, homem não tem sua moral, sua ética e sua capacidade julgada pelas peças de roupas do seu armário. Isso é muito desleal. A lição dessa mentirinha é para vocês, líderes: As regras, a cultura e a construção de um ambiente acolhedor estão diretamente ligadas à alta gestão. Vocês são responsáveis por inspirar um ambiente onde todos se sentem abraçados pelo o que eles são. Se o código de vestimenta é decidido na liderança, trabalhe para quebrar os estereótipos relacionados às roupas.

Mentirinha número 4: “Precisamos ser masculinizadas para sermos aceitas ou respeitadas”

Sim, algumas de nós, mulheres, acreditamos nisso! E os exemplos disso estão por todas as partes. Na história, por exemplo, com a figura da Margaret Thatcher. No esporte, com diversos nomes que acabam tendo suas incríveis habilidades sempre comparadas ao universo masculino, como Serena Williams.  Eu já me peguei cobrando coisas do tipo e minha insegurança era relacionada à minha voz. Sei o quanto ela é aguda, quase infantil. E por esse motivo, fiz de tudo um pouco para manter o tom de voz mais grave durante reuniões e apresentações, para que eu pudesse me posicionar como gostaria. No entanto, a verdade é que para chegar lá – aonde quer que “lá” seja para você – não precisamos de nada disso. Você só precisa ser você. A lição dessa mentirinha? Tá dita: Não abra mão de ser quem você é. Ser algo que não está na sua essência ou personalidade não vai te trazer conforto, mas te colocará mais pressão. Apenas quando somos nós mesmos é que descobrimos nosso diferencial. A escolha de ser única ou ser igual todo mundo é sua. Brilhe! A lista não acaba por aqui. Pense: quantas outras mentiras sobre as mulheres você já ouviu no mercado de trabalho? Esses mitos atrapalham não só a contratação e a promoção das mulheres mas também ferem diretamente suas autoestimas.

Deixo aqui um desafio para o dia de hoje: Inspire mulheres contando uma verdade sobre elas e falando o quanto as admira. Uma verdade dita quebra dezenas de mentiras pensadas.

Fonte: Linkedin

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