Finanças Pessoais

As Melhores TV Box e dongles para sua casa

As Melhores TV Box e dongles para sua casa - 1

Com a popularização dos equipamentos de entretenimento complementares à TV no Brasil, está cada vez mais difícil saber qual é a melhor TV Box — ou dongle — e eleger aquela que se adapta ao seu gosto e bolso. Atualmente, existe quase uma dezena de marcas vendendo esse tipo de produto por aqui.

Por esse motivo, saber qual empresa tem o modelo certo para a sua necessidade, bem como entender quais se destacam mais, não é uma tarefa fácil. Nos últimos meses, o Canaltech analisou muitas alternativas — em vídeo e texto – para conseguir apresentar a você uma lista feita com propriedade.

Sendo assim, separamos os dispositivos em diversas categorias com o intuito de ajudar a entender as características positivas e negativas de cada TV Box para que a sua decisão seja a melhor. Então, se você ficou curioso para saber quais aparelhos foram selecionados, continue a leitura para conferir!


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Critérios de avaliação

Como existem muitas alternativas aqui no Brasil, decidimos categorizar os nossos escolhidos nas seguintes avaliações: melhor TV box; melhor TV box barata; melhor TV box em custo-benefício; melhor TV box simples de usar; e TV box com mais aplicativos.

Vale lembrar que se você curtir as nossas indicações, deixaremos links de compra confiáveis durante a matéria. Agora, sem mais delongas, vamos aos escolhidos!

Melhor TV Box

A princípio, falaremos sobre a melhor TV Box ou dongle à venda aqui no Brasil, que é a opção ideal para quem procura um conjunto de recursos e não quer sentir falta de nenhuma funcionalidade no uso diário. O Google Chromecast 4, que foi analisado por mim, é o mais completo da atualidade.

Conforme foi dito no review, essa geração do dispositivo deixou de ser um equipamento com foco no espelhamento do celular na TV para dar ao usuário a independência necessária em uma navegação mais inteligente.

O Chromecast 4 é compatível com televisões em resolução 4K, além de conseguir reproduzir conteúdo a 60 fps. O Google também implementou o suporte ao HDR, e isso permite a reprodução de vídeos em streaming com melhorias no equilíbrio de cores.

Porém, esses aprimoramentos não se limitaram ao sistema, já que a TV Box premium também recebeu o controle remoto como acessório complementar à experiência de uso. Dessa forma, a troca entre aplicativos e ajuste das configurações ficou muito mais fácil.

As Melhores TV Box e dongles para sua casa - 2
O Google Chromecast 4 é o melhor TV Box (Imagem: Ivo/Canaltech)

E por falar em apps, o Chromecast 4 possui a interface Google TV, que é uma versão repaginada da plataforma Android TV. Assim, o layout mais amigável permite que a navegação seja mais intuitiva.

Por ter um funcionamento independente ao smartphone, o equipamento também ganhou tecnologia Bluetooth que permite a conexão de aparelhos compatíveis, como mouses, teclados e até joysticks para aproveitar melhor os jogos.

Como o Google TV é baseado no sistema Android, toda biblioteca de aplicativos pode ser baixada e aproveitada diretamente na televisão. Alguns apps ainda não possuem a responsividade com smart TV maiores, mas o Google tem trabalhado para deixá-los adaptados a esse formato sistema.

Além de todas essas características, o Chromecast também possui suporte ao Google Assistente. Dessa forma, a inteligência artificial pode ser utilizada para comandos básicos interligados à sua conta Google, desde o acesso aos compromissos da agenda e descrição de novas tarefas, até o controle de dispositivos compatíveis, como lâmpadas, caixas de som, entre outros milhares de produtos.

Melhor TV Box barata

Considerando o preço de todas as TV Box escolhidas para esta lista, a Amazon Fire TV Stick Lite é a opção barata e que traz funcionalidades interessantes para o nosso uso. Mesmo fora de períodos promocionais, é possível encontrá-la por menos de R$ 300 em algumas varejistas.

Apesar de ter suporte nativo à resolução Full HD, o TV Stick Lite também pode ser utilizado em TVs 4K. Isso porque o aparelho permite um upscaling — tecnologia que aumenta a escala de vídeo — adapta a informação transmitida pelo dongle ao tamanho e qualidade do display.

Obviamente, a imagem não terá o mesmo nível de nitidez que um dispositivo com 4K nativo pode proporcionar, mas esse ajuste evita que uma televisão de alta resolução fique com uma quantidade absurda de bordas pela falta de responsividade da TV Box.

O dispositivo da Amazon traz diversos aplicativos de streaming compatíveis com o sistema para que o seu aproveitamento do equipamento seja vasto. Apesar disso, ainda é possível sentir falta de alguns serviços que fazem parte do meu dia a dia: o Globoplay e o HBO Max.

Por centralizar tudo que pode ser acessado na tela inicial, o Fire TV Stick Lite também demonstra um funcionamento mais simples para quem não tem experiência com outras TV Box. Outro ponto positivo é que o dongle é compacto, e isso o faz ficar discreto em TVs e monitores.

Para quem gosta de um ambiente cercado de conectividade, a compatibilidade do equipamento com a Alexa demonstra o cuidado da marca em manter os usuários dentro do ecossistema da Amazon.

Dessa forma, — pelo controle remoto — é possível controlar diversos eletrônicos por voz, e isso faz a compra de uma caixa da linha Echo ser algo facultativo. Pelo Amazon Fire TV Stick Lite já dá para ter toda a experiência de comunicação desejada com a Alexa e manter o ambiente integrado a ela.

Melhor TV Box em custo-benefício

O Amazon Fire TV Stick 4K é a TV Box custo-benefício. Apesar de ter as mesmas limitações de aplicativo presentes no modelo Lite — como a falta dos apps Globoplay e HBO Max — o aparelho com preço médio de R$ 400 tem diversas características positivas.

Entre elas está o design compacto, a compatibilidade com a resolução 4K, bem como a presença do suporte a HDR, HDR10, HDR10+, HLG e Dolby Vision. Por esse motivo, quando conectado em uma TV compatível, o dongle pode explorar a qualidade de imagem máxima disponibilizada nos apps de streaming.

O layout da interface do Fire TV Stick 4K é mais “poluído”, com informações excessivas de aplicativos e widgets, além de opções repetidas. Felizmente o Fire OS tem recebido atualizações para tornar a experiência de uso mais personalizada.

Isso porque — antigamente — o Amazon Prime Video era colocado em destaque e não dava para editar essa sessão. Porém, a empresa repensou a forma de divulgação do seu streaming, e agora permite que o algoritmo se adapte melhor ao acesso de cada pessoa.

As Melhores TV Box e dongles para sua casa - 3
O Amazon Fire TV Stick 4K é o melhor dongle custo-benefício (Imagem: Ivo/Canaltech)

Como dissemos em nossa análise, o Amazon Fire TV Stick 4K tem a Alexa como principal diferencial. Os aprimoramentos que a assistente pessoal da Amazon está recebendo a deixam cada vez mais inteligente, e isso faz muita diferença na hora de interagir com o sistema operacional e os aplicativos.

O fato de o Fire TV Stick 4K ter suporte a Bluetooth dá ao usuário a vantagem de experimentar diferentes formas de integração do aparelho com outros acessórios. Por exemplo, é possível conectar um alto-falante com o dongle para funcionar como uma soundbar da TV.

Além disso, quem prefere ter mais privacidade, ou não quer incomodar os familiares no meio da madrugada, pode sincronizar o Stick com fones para ouvir uma série ou filme com tranquilidade.

Melhor TV Box simples de usar

Quando se trata de usabilidade simples, a TV Box Roku Express é a melhor opção. O design traz conectores de fácil identificação e instalação. O único ponto negativo é a necessidade de estar sempre em uma área visível.

O controle não possui conectividade Bluetooth, e isso faz com que o infravermelho seja o único meio de navegar entre os menus e recursos do sistema Roku OS. Por esse motivo, qualquer barreira colocada entre o Express e o acessório pode afetar o recebimento do sinal.

Apesar desse detalhe, ao entrar na área de trabalho do Roku Express, o sistema já exibe todos os aplicativos instalados de forma ampla e sem muito floreio entre categorias para ter acesso ao app desejado.

Por esse motivo, a instalação ou remoção de plataformas é algo fácil e intuitivo de se fazer. Outra característica do Roku OS é a possibilidade de sincronizar o funcionamento do Express com o aplicativo “Roku” para celular.

As Melhores TV Box e dongles para sua casa - 4
O Roku Express é a melhor opção de TV Box barata (Imagem: Ivo/Canaltech)

Dessa forma, a inserção de apps e o controle do dispositivo podem ser feitos direto do smartphone. Além disso, a opção de ouvir o conteúdo em streaming no celular — com os fones de ouvido — dá mais privacidade ao entretenimento.

No que diz respeito às pesquisas, o formato de busca utilizado no aparelho Roku é o mais avançado entre as TV Box vendidas no Brasil. Isso porque dá para inserir o título de um filme ou série no campo de procura e encontrar quais streamings tem o conteúdo no catálogo.

Essas qualidades do Roku Express e da interface simples de mexer são acompanhadas da compatibilidade com a resolução Full HD. Porém, infelizmente, não possui suporte a HDR e Dolby Atmos. Por isso não dá para explorar a qualidade máxima de imagem e som que os apps de streaming disponibilizam.

TV box com mais aplicativos

Quando se trata TV Box que possui muitas opções de aplicativos, a Mi TV Stick merece destaque. O fato desse aparelho da Xiaomi ter o sistema operacional Android ajuda a abrir um “leque” de possibilidades.

Isso porque a plataforma do Google tem uma biblioteca vasta de aplicativos e jogos que podem ser instalados no dispositivo. Mesmo com as limitações de memória e armazenamento interno —1 GB de RAM e 8 GB de espaço interno — dá para usufruir de muitas opções de apps.

De modo geral, a interface lembra bastante a vista no Google Chromecast 4. Existem diferenças consideráveis na maneira como alguns menus são organizados na tela inicial e nas configurações.

Porém, dá para sentir muita familiaridade entre o Android TV e o Google TV, como a customização dos apps presentes na tela inicial. Por isso dá para criar um ambiente adaptado para cada usuário, com os aplicativos favoritos em destaque.

Assim como temos problemas de travamento nos celulares Android, pode ser que — em algum momento — você sinta isso na interface do Mi TV Stick. Porém, essas falhas aos comandos estão mais atreladas ao fato dela ter pouca RAM para trabalhar com velocidade.

Além de todos esses diferenciais já citados, o dispositivo da Xiaomi é compacto, compatível com a resolução Full HD, tem decodificador de áudio Dolby e DTS, e permite o uso do Google Assistente para comandos por voz via controle remoto, incluindo o comando de dispositivos compatíveis com a inteligência artificial.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech