Carreira & Educação

FIRST® LEGO® League realiza etapa nacional em São Paulo

Nos dias 6 a 8 de março, o Pavilhão da Bienal (São Paulo, SP) recebeu a etapa nacional do FIRST® LEGO® League durante o Festival SESI de Robótica. O torneio reuniu 100 equipes de robótica de todo o país para competirem com projetos de STEAM, além de todos os 800 participantes que puderem aproveitar um ambiente especialmente criado para fazer networking, assistir demonstrações e atender a workshops sobre educação e robótica.

O evento também contou com o estande da FIRST® LEGO® League Jr, onde as instituições puderam conhecer mais sobre a competição e até saber como participar das próximas temporadas. Na oportunidade também foi apresentado o principal lançamento do primeiro trimestre da parceria entre LEGO® Education e a Tecnologia Educacional, o SPIKE™ Prime.

SPIKE Prime

A LEGO® Education traz para o Brasil a nova solução de aprendizagem prática com foco no STEAM (Integração das disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) destinada a alunos do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental.

O produto enriquece o portfólio da marca, e reúne tudo em uma ferramenta de fácil montagem e design inovador. O objetivo é criar uma linha com a solução LEGO Education, voltada para estudantes com idades entre 10 a 14 anos.

Segundo, Alex Paiva, gerente de produtos LEGO Education, com o SPIKE Prime os alunos aprendem o essencial da metodologia STEAM e desenvolvem as habilidades necessárias para o futuro. “O projeto foi especificamente desenhado para estudantes do Ensino Fundamental, a fim de engajá-los no estudo da robótica, por meio de lições práticas, que os desafiem a pensar de modo crítico e criativo, solucionar problemas e se comunicar efetivamente com os demais”, explica.

O SPIKE Prime reúne novos formatos de blocos LEGO®, hardware simples de utilizar e linguagem de programação intuitiva do tipo arraste e solte baseada em Scratch. Formado por um Hub programável, sensores e motores, altamente precisos que, juntamente com uma grande variedade de elementos de construção coloridos da LEGO® Education, permite que os alunos projetem e construam robôs divertidos, dispositivos dinâmicos e outros modelos interativos.

Outro ponto importante é que a solução traz lições que podem ser completadas em uma aula de 45 minutos – incluindo construir e programar, desde projetos simples até possibilidades ilimitadas de design criativo. O SPIKE Prime também inclui treinamento para os professores, guias de inicialização e planos de aula gratuitos para auxiliar os educandos a incorporarem a aprendizagem prática em STEAM à sala de aula e motivar os alunos.

O SPIKE Prime se une há quase 40 anos de legado de desenvolvimento de produtos da LEGO Education por uma equipe de designers internacionais, educadores dedicados e especialistas em tecnologia da aprendizagem.

Instituições de ensino e escolas que queiram adquiri-lo podem acessar https://conteudo.tecnologia.educacional.com.br/spike-prime-explicando-a-solucao para obter mais informações.