Carreira & Educação

Impacto




Por Ricardo Chester
Diretor Executivo de Criação na AlmapBBDO –LInkedIn Top Voice

Uma das maiores dificuldades para o jovem talento criativo que ainda não acessou o mundo das agências é a falta de direção de criação.

Mais do que um problema, é uma circunstância do momento da vida desse futuro profissional.

Ele pode contar com a sempre útil contribuição dos seus professores na faculdade, alguns deles também diretores de criação.

Mas e quando isso não acontece? Como fazer para montar um link, criar reunir bons trabalhos se o jovem talento não tem um diretor de criação para o ajudar nessa hora tão importante?

Eu trago aqui uma sugestão.

Ela está no título deste artigo.

Impacto.

Se você está montando seu link, reunindo seus trabalhos, tente esquecer um pouco a expressão “eu gosto deste” e tente fazer um ranking de “impacto”.

A pergunta e a resposta são simples: – qual o impacto dessa ideia aqui?

Impacto é igual gosto de banana. Não precisa explicar e provavelmente todo mundo tem a mesma definição, depois de provar.

Digamos que você tem 10 ideias para colocar no seu link de apresentação. Você conseguiria fazer uma lista de 1 a 10 no ranking de impacto dessas ideias?

Eugênio Mohallem, um dos grandes diretores de criação da propaganda brasileira, tem uma dica muito boa que tomo a liberdade de reproduzir aqui.  Na hora de montar seu link, use a seguinte ordem, numa hipótese de seu portfólio ter 10 ideias.

1, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3 e 2. Eu pego esta sugestão e adapto para a história do impacto. Vá lá no seu ranking de impacto e monte assim seu trabalho. Mas antes disso, se a ideia não causar impacto, mesmo que você goste dela, nem a considere para subir no seu link.

E explico a razão: você deve ser um cidadão digital, deve consumir informação dia todo.

Te faço aqui um convite: tente se lembrar de alguma coisa realmente impactante que você viu em comunicação nas últimas 24 hs. Faça este exercício agora. Aposto que você vai se lembrar de um monte de mensagens e poucas, a imensa maioria, iriam para esta lista de mensagens com impacto.

Pronto, você chegou ao objetivo deste artigo. Lembrar a você que a noção de impacto pode mesmo ser uma boa diretora de criação mesmo que você ainda não esteja trabalhando numa empresa que tenha este profissional para avaliar (e, na maioria das vezes, ajudar a aprimorar) o seu trabalho.

Impacto.

Que se vier acompanhado de pertinência deixa seu trabalho simplesmente perfeito. Não é a única, mas é uma bela direção de criação a seguir.

Fonte: Linkedin

Continua após a publicidade..