Comportamento

Aplicativo Laudelina divulga direitos de trabalhadoras domésticas

.

Mais de seis milhões de pessoas exercem funções domésticas remuneradas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 91% são mulheres. Para facilitar o acesso às informações, a Themis, gênero, justiça e direitos humanos e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas desenvolveram o aplicativo Laudelina, uma ferramenta gratuita que divulga os direitos das trabalhadoras domésticas.

A presidenta do Conselho Nacional das Trabalhadoras, Creusa Maria Oliveira, conta que o nome do aplicativo (APP) homenageia uma pioneira na luta pelos direitos destas trabalhadoras.

Laudelina foi uma grande liderança da luta das trabalhadoras domésticas que começou e fundou a primeira Associação de Trabalhadoras Domésticas do Brasil em 1936. Aí também no aplicativo também conta um pouco da história de Dona Laudelina de Campos Melo.

Por meio do aplicativo, as trabalhadoras domésticas podem acessar informações como cálculo de salário e benefícios, encontrar o sindicato mais próximo e até denunciar abusos de forma segura e sigilosa.

Então, esse aplicativo, quando ele é criado, para fazer cálculo, para se informar dos direitos, inclusive endereços dos sindicatos na sua região, no seu estado, na sua cidade. Então, é um aplicativo que dá informações gerais sobre tanto os direitos da categoria, como também informações como saber onde é a Delegacia da Mulher, como a questão da Lei Maria da Penha.

O aplicativo é gratuito e pode ser acessado pelo site aplicativo laudelina.org.br ou baixado nas lojas virtuais.


Joalva Moares – Repórter da Rádio Educadora da Bahia , .

Fonte: Agencia brasil EBC..

Mon, 08 Dec 2025 13:47:00 -0300