Comportamento

Aprenda a combater os sintomas da gripe




Foto: Reprodução/Divulgação

A campanha nacional de vacinação contra a gripe vai até o dia 1º de junho, e a meta do Ministério da Saúde é imunizar 54 milhões de pessoas em todo o Brasil. Apesar de ter muitos sintomas parecidos com um simples resfriado, a gripe é uma doença bem mais grave, que a cada ano causa a morte de cerca de 650 mil pessoas, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além da vacinação para proteger-se contra o vírus Influenza, para se prevenir contra a gripe o ideal é evitar lugares com muitas pessoas, preferir ambientes arejados e manter as mãos sempre limpas com água e sabão. Se mesmo com esses cuidados ocorrer a infecção, é possível aliviar o desconforto causado pelos sintomas da doença com algumas medidas simples.

“Antitérmicos ajudam a baixar a febre, um dos sintomas mais comuns da gripe. Esses medicamentos também funcionam como analgésico, aliviando as dores musculares e nas articulações causadas pela doença. O mesmo vale para as dores de cabeça”, informa Adriano Ribeiro, farmacêutico da rede nacional de farmácias Extrafarma.

Além de dor e febre, a gripe costuma causar irritação na garganta, tosse seca e congestão nasal, sintomas podem ser atenuados com o uso de inaladores e umidificadores de ar. A tosse também pode ser tratada com xaropes e medicamentos específicos e a congestão nasal com descongestionantes.

O farmacêutico informa ainda que a maioria dos sintomas costuma desaparecer em até sete dias. Fazer repouso e ingerir bastante líquidos também contribuem para que os sintomas da doença desapareçam mais rápido. “Em caso de persistência de algum dos sintomas ou se a febre piorar repentinamente, é necessário procurar um médico”, diz ele.

Continua após a publicidade..