Comportamento

Campanha vai combater o racismo no Carnaval

.

Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério da Igualdade Racial vai estar nas ruas durante o Carnaval para valorizar a cultura negra e combater o racismo. A campanha “Sem Racismo o Carnaval Brilha Mais” já foi lançada no Rio de Janeiro e na próxima sexta-feira  (16/1) será apresentada em Camaçari, na Bahia. A campanha é educativa e, neste ano, conta com mais parceiros.

Serão distribuídos leques e adesivos com dizeres sobre prevenção e o enfrentamento de práticas racistas, como injúria racial, fantasias ofensivas, violências simbólicas e discriminação durante o Carnaval, tanto nos espaços de rua quanto nos eventos oficiais, incluindo blocos, ensaios, quadras e desfiles de escolas de samba.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou que a festa deve ser um momento de alegria, mas também de respeito. E salientou que essa campanha é para cuidar e respeitar as mãos negras de quem faz acontecer e também se diverte no Carnaval, uma festa de cultura, arte, resistência e resiliência.

De acordo com o Ministério da Igualdade Racial, está previsto no plano de ações da campanha que estados e municípios que fizeram suas adesões ao Plano Juventude Negra Viva recebam o material educativo da campanha. A iniciativa busca a redução das vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e a violência letal alicerçada no racismo estrutural.
 


Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional , .

Fonte: Agencia brasil EBC..

Wed, 14 Jan 2026 11:24:00 -0300