Comportamento Saúde & Bem-estar

Dicas para uma pele saudável no inverno

Foto: Reprodução/Divulgação

Os dias frios já chegaram e com eles surge uma série de preocupações quanto aos cuidados da pele. Devido à baixa umidade do ar e à diminuição da transpiração, a pele torna-se mais seca. “Além disso, banhos mais quentes também ajudam a ressacar a pele, pois removem uma maior camada de oleosidade natural, deixando-a muitas vezes com um aspecto esbranquiçado”, alerta a dermatologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dra. Eliana Antiqueira. Por isso, de acordo com a profissional, para evitar o ressecamento, é importante tomar banhos mais rápidos, com água morna, sabonetes neutros e sem utilizar buchas. Logo após termina-lo, é necessário passar creme hidratante.

Outra dúvida comum é quanto ao uso do protetor solar. A dermatologista afirma que, embora a exposição ao Sol seja menor, devemos, sim, aplicar bloqueadores solares e indica a partir do fator de proteção 30. Inclusive, ela enfatiza que até mesmo em locais que nevam devemos nos prevenir da radiação solar, e de maneira intensa, pois a neve ajuda a refletir o UV.

A Dra. Eliana também pede atenção à possibilidade de aparecimento das micoses. “O fato de usarmos muitas roupas para se proteger do frio pode causar aumento da transpiração em algumas regiões, como pés e dobras, proporcionando um ambiente quente e úmido, ideal para a proliferação de fungos”, comenta. Para que as micoses não apareçam, ela recomenda optar por roupas de algodão e secar-se totalmente após o banho.


Talvez você também goste