Comportamento

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Publicidade



.

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

De acordo com o último informe da Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar, São Paulo é a cidade brasileira com a maior população exposta à baixa qualidade do ar. O estado é um dos que mais tem sofrido com tempo seco e risco de incêndios florestais.

Técnicos da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde estiveram nessa sexta-feira (13) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.  Na próxima semana estão previstas visitas aos estados do Acre, Amazonas e Rondônia.

Também nessa sexta, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participaram de reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre a crise climática e as persistentes queimadas.

As recomendações para os gestores incluem reforçar o atendimento nos serviços de atenção à Saúde; monitorar a qualidade do ar; garantir a oferta de água à população e compartilhar informações sobre os riscos da estiagem e das queimadas principalmente a pessoas com comorbidades, crianças, gestantes e idosos.

Para a população, a orientação é aumentar a ingestão de água potável e procurar locais frescos; evitar atividades físicas em áreas abertas e não se aproximar dos focos de queimadas.

Em caso de náusea, vômitos, febre, falta de ar, confusão mental ou dores intensas de cabeça, no peito ou abdômen, buscar atendimento médico.

elianeg , .

Fonte: Agencia brasil EBC..

Sat, 14 Sep 2024 16:10:20 +0000

Continua após a publicidade..