.
O Tribunal de Apelação de Milão, na Itália, vai analisar o pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli, do PL de São Paulo, no próximo dia 13 de agosto. O Ministério da Justiça brasileiro informou ao Supremo Tribunal Federal a marcação da audiência.
Carla Zambelli fugiu do Brasil em maio, após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão por invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça, em 2023. A deputada tem dupla cidadania e alega que pediu refugiu ao país europeu.
Carla Zambelli afirma que é inocente e alvo de perseguição política.
O governo brasileiro pediu a extradição de Zambelli, após determinação do STF. A deputada foi presa em Roma no final de julho pela polícia italiana.
A decisão sobre a extradição será da justiça e do governo italianos. O processo tende a ser demorado e passar por diversos trâmites legais.
Outro julgamento contra Carla Zambelli, por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, será retomado no dia 15 de agosto. O STF já tem 6 votos a zero para condenar a deputada a 5 anos de prisão e perda de mandato parlamentar.
Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Fri, 08 Aug 2025 18:48:00 -0300