Comportamento

Mais de 21 mil idosos vítimas de violência foram atendidos no país

.

Durante o mês de outubro, 21.525 idosos vítimas de violência foram atendidos por equipes de segurança pública em todo o país, em uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a colaboração do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A Operação Virtude resultou ainda na prisão de 981 suspeitos de violência contra pessoa idosa e no registro de 19 mil boletins de ocorrência e de 28 mil procedimentos policiais.

A atuação ostensiva e investigativa das forças policiais buscou, especialmente, afastar os agressores, que, em muitos casos, são familiares das vítimas.

O investimento total na operação foi de aproximadamente R$ 2 milhões, valor destinado ao pagamento de diárias aos estados, para o reforço de efetivo policial na execução das ações, além da realização de palestras e outras ações educativas.

Essa é a terceira edição da Operação Virtude, que tem como base denúncias recebidas pelo Disque 100 – Disque Direitos Humanos, e por outros canais oficiais. A execução é de responsabilidade das forças de segurança das 27 unidades da federação, como Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e órgãos oficiais de perícia criminal.  

Denúncias de violência contra pessoa idosa têm prioridade nos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o Disque 100.

Também é possível registrar denúncias por WhatsApp, no número 61 9 9611-0100,  ou acessando a página da ouvidoria no site do Ministério dos Direitos Humanos no gov.br/mdh, no campo ‘canais de atendimento’.

É considerada violência contra pessoa idosa qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause dano ou sofrimento físico e psicológico. Os casos são tipificados em cinco categorias: física, financeira ou patrimonial, psicológica, sexual e institucional. Esta última entendida como uma forma de violação de direitos praticada por instituições, públicas ou privadas, que deveriam proteger e cuidado do idoso.


Daniella Longuinho – Repórter da Rádio Nacional , .

Fonte: Agencia brasil EBC..

Fri, 07 Nov 2025 22:22:00 -0300