Moda & Beleza

Roupas de plástico: a tendência que veio para ficar

Está procurando por roupas femininas on-line e tem predileção por peças inovadoras, interessantes, alinhadas com tendências recentes? Você precisa – mesmo! – dar uma olhada nas roupas de plástico.

Pode parecer um pouco diferente à primeira vista, é verdade, mas este tipo de vestuário tem ganhado destaque especialmente entre o público mais jovem e interessado em novidades.

De onde surgiu a tendência?

O vinil, assim como o couro fake, tem estado presente nas passarelas e coleções há bastante tempo. Os materiais sintéticos, em especial o plástico transparente, começaram a aparecer mais nos últimos meses.

É difícil dizer qual foi o ponto inicial do conceito; o que se sabe é que há uma enorme possibilidade de que o surgimento do plástico como aliado do visual tenha se fortalecido graças à adoção do material por digital influencers, celebridades do Instagram, blogueiras de moda e afins.

Em pouco tempo, as transparências e a utilização do plástico tomaram conta de outros tapetes vermelhos, em eventos de grande porte, e viraram favoritos de atrizes, cantoras, modelos, apresentadoras.

No último Carnaval, por sua vez, o plástico esteve presente não apenas nos adereços de cabeça, mas nas saias, tops, casacos e sapatos dos foliões.

Há quem diga que a tendência espelha também uma espécie de pedido de socorro: em um mundo de relações artificiais, obscuridade e segredos, qual é o discurso que personificamos ao utilizar uma peça completamente transparente?

Este é o viés mais filosófico da coisa, sem sombra de dúvidas. Se você prefere ir só pelo lado estético, não há problema algum, afinal, as roupas de plástico são realmente atraentes (e um prato cheio para quem está cansado de usar sempre a mesma coisa!).

Como utilizar?

Uma boa dica é: tenha parcimônia. Se você vai apostar em botas de plástico, por exemplo, vá com um vestido mais enxuto, com uma calça justa (fica extremamente interessante!) ou mesmo com um short mais curto.

Se o destaque será o sobretudo de plástico, capriche no que está embaixo – afinal, o que você escolher para compor o resto do look será visto também.

Para aumentar a elegância do visual, você pode apostar em elementos premium, como pedrarias, bordados elegantes, estampas (charmosas) em alto relevo. Acessórios em materiais opacos funcionam bem, porque não rivalizam com o brilho e a irreverência do sintético.

Sugestões de looks

As calças compridas, justas, e as saias curtas (normalmente com aplicações de metal, zíper e afins, num estilo mais rocker) costumam ser oferecidas em maior quantidade.

Isto não impede, no entanto, que encontremos casacos, sobretudos, sapatos e até mesmo bolsas em plástico, transparente ou em cores mais fortes, como preto, vermelho e amarelo.

Abaixo, sugerimos maneiras de utilizar os materiais sintéticos no dia a dia, em diversas ocasiões. Confira!

No ambiente de trabalho

Se você trabalha em um local mais informal, como uma agência de publicidade ou mesmo uma loja um pouco mais moderna, é possível que o plástico seja um incrível aliado para ilustrar a sua personalidade.

Se você trabalha em locais mais formais, talvez seja melhor deixar a tendência para os momentos de lazer, uma vez que ela possui uma pegada mais urbana e tende a ser melhor aproveitada em ambientes modernos, festas, baladas, passeios.

Uma dica: se você optar por uma calça de material sintético, escolha uma blusa um pouco maior, com comprimento na altura das coxas. Isto fará com que a peça valorize o seu corpo sem “apertar” as curvas, o que pode ser um pouco demais para reuniões, encontros com clientes e similares.

Em festas

Vale dizer “o céu é o limite”? Sim, mas seria simplificar demais. Comentamos acima que esta tendência é bastante urbana; assim, funciona maravilhosamente bem em espaços jovens, cercados de pessoas influentes (em especial na internet!).

Aposte no que já foi dito aqui e capriche nas pedrarias, texturas e estampas. Se você tem um sobretudo ou casaco transparente, pode apostar em um vestido cheio de detalhes e cores por baixo, por exemplo.

Se escolheu uma calça de vinil, pode utilizar um sapato poderoso, um belo sobretudo (de tecido nobre!) e, caso esteja particularmente ousada, um cropped. É mais interessante que a calça seja preta, nesta situação, mas você é quem manda.

Para passear

Se você quer ir ao cinema com bastante estilo, pode apostar em uma saia de material sintético, meia-calça (ou não; vai depender da temperatura!), blusa mais larga e, caso queira, uma jaqueta oversized.

Este é um visual bastante alternativo, digamos assim. Se você gosta de um estilo mais romântico – porém com espírito – o plástico também funciona: basta colocá-lo por cima de um vestido de babados, por exemplo, para quebrar a monotonia.

No mais, vale sempre a regra de ouro: o bom senso e o seu bem-estar definem os seus limites. Não tenha medo de ousar; a moda está aí para ser desvendada.

Leave a Comment

Your email address will not be published.


Talvez você também goste