.
O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou, nesta segunda-feira (12), a apreensão do passaporte diplomático do ex-presidente Fernando Collor, que também foi proibido de sair do país. As medidas foram determinadas a pedido da Polícia Federal.
Em abril, Moraes decretou a prisão de Collor para dar início ao cumprimento da pena de 8 anos e 10 meses de reclusão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um dos processos da operação Lava Jato. No entanto, na semana seguinte, o ex-presidente ganhou o direito de cumprir a pena em sua casa, localizada em Maceió, após a defesa informar que o ex-presidente, de 75 anos, tem comorbidades como doença de Parkinson, apneia do sono grave e transtorno afetivo bipolar.
Em 2023, Collor foi condenado pelo STF por receber R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras. Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.
Ao determinar a prisão, no mês passado, Moraes entendeu que os recursos da defesa de Collor para derrubar a condenação foram protelatórios. A decisão do ministro também foi confirmada pelo plenário da Corte.
*Com informações da Agência Brasil
rafael.guimaraes , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Tue, 13 May 2025 01:58:53 +0000