Comportamento

Prepare a bombinha: inverno traz problemas a quem sofre de asma




Foto: Reprodução/Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a asma afete cerca de 235 milhões de pessoas no mundo e, para alertar sobre a doença, em junho é celebrado o Dia Nacional de Controle da Asma. A data marca também o início do inverno, período em que a atenção deve ser redobrada, pois os sintomas se agravam, especialmente nas crianças.

A pediatra da Unimed-BH, Cibele Amaral Cunha, explica que o tempo mais seco e frio característicos do inverno favorecem as lesões na mucosa respiratória. “O organismo de todos precisa respirar em condições ideais de umidade e temperatura. No caso do asmático, que já tem o epitélio respiratório mais inflamado, as condições ficam ainda piores nesse período. Para evitar internações e limitações, o acompanhamento permanente é fundamental”.

A mudança de temperatura inspira cuidados para prevenir a piora de doenças respiratórias e, além da medicação, evitar alguns fatores desencadeantes também pode reduzir a gravidade dos episódios. “A vacina da gripe ajuda bastante, não conviver com animais de estimação e limpar constantemente cortinas e tapetes também são iniciativas importantes. Além disso, medidas comportamentais, como lavar sempre as mãos, proteger a boca ao tossir e evitar aglomerados também são recomendados”, conclui a pediatra, Cibele Amaral Cunha.

Continua após a publicidade..