Comportamento

Publicitário produz curta-metragem para auxiliar o diálogo com crianças sobre perda e luto




Perder um ente querido gera tristeza, mudanças e adaptações na vida, por isso é importante encontrar formas eficazes para ajudar a enfrentar o processo de luto da maneira menos traumática possível. Pensando nisso, o publicitário Irineu Villanoeva Junior, após perder em 2015 seu pai e sobrinho, criou o movimento “Sem Pressa para Viver” (#sempressapraviver), que tem como propósito abrir o diálogo sobre perdas, morte e luto.

Após se aprofundar no assunto, em parceria com as psicólogas Valeria Tinoco e Luciana Mazorra, autoras do livro infantil “O dia em que passarinho não cantou”, Irineu transformou a obra em um curta-metragem em animação para auxiliar pais, educadores e psicoterapeutas a abrirem o diálogo com crianças sobre o tema. Essa é a primeira ação do movimento #sempressapraviver.

“Não se deve esconder nem limitar informações sobre a morte para a criança e não se deve ser explicada por meio de metáforas, como a famosa “virou estrelinha”. Ela deve ser preparada para este aspecto da vida, para que possa adquirir as competências necessárias à superação dos sentimentos de perda e luto futuros”, diz Irineu.

O lançamento do curta acontecerá no 2º Congresso Luso-Brasileiro sobre o Luto, na PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, entre os dias 22 a 24 de julho. A organização do evento é do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu, pós em Psicologia Clínica).

Acesse o teaser do curta “O dia em que o passarinho não cantou”: sempressapraviver.com.br.

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